Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: números de novos doentes voltaram a superar os recuperados e interrompem ciclo de descida dos casos activos

Covid 19 7

O número de casos activos voltou a subir ligeiramente, interrompendo uma descida que se vinha a registar nos últimos dias. São agora 236 os casos activos (mais quatro que na véspera). A contabilidade regista mais 13 doentes que recuperaram e o número de novos infectados nas últimas 24 horas foi de 18.

Os 18 novos registos de infectados, mais noveque na véspera, estão localizados nos seguintes concelhos: Torres Vedras (5), Alcobaça (4), Lourinhã (4), Caldas da Rainha (3) e Sobral de Monte Agraço (2).

Há a registar mais 13 doentes, menos dois que na véspera, que recuperaram da pandemia e que estão localizados nos seguintes concelhos: Alcobaça (6), Torres Vedras (6) e Sobral de Monte Agraço (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 236 doentes: Torres Vedras (54), Alenquer (48), Caldas da Rainha (47), Sobral de Monte Agraço (38), Alcobaça (13), Lourinhã (12), Arruda dos Vinhos (11), Óbidos (6), Peniche (4), Bombarral (2) Cadaval (1) e Nazaré (0). Há 30 óbitos a lamentar.

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã revelado pelo município ao ALVORADA dá conta agora de 12 (mais quatro) casos activos. Estão também 15 (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 29 (mais uma) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório) por decisão da Autoridade de Saúde, há 36 (mais seis) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 65 (mais 18) em isolamento. Não há ninguém a aguardar o resultado das análises laboratoriais e tinham sido emitidos 195 (inalterado certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 47 (mais quatro) casos confirmados e 33 (inalterado) doentes curados. Não há ninguém internado na Unidade de Cuidados Intensivos. Mas há a lamentar duas mortes. Os dados são fornecidos à autarquia pela Delegada de Saúde da Lourinhã que não especifica a distribuição por freguesia dos casos positivos. da segunda morte a lamentar vítima da pandemia.

O último boletim revelado pelo Município de Torres Vedras informa que regista agora 54 (menos um) casos activos de Covid-19, sendo o concelho oestino com mais casos activos. Foram, até ao momento, contabilizados 220 (mais cinco) casos confirmados, dos quais 160 (mais seis) são pessoas que estão recuperadas. Há seis (inalterado) óbitos a lamentar. Os casos suspeitos são 33 (mais quatro) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 113 (menos sete) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas seguintes freguesias: Santa Maria, São Pedro e Matacães (12); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (12); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (2); Ponte do Rol (3); São Pedro da Cadeira (2); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (5); Freiria (1); Ventosa (6); Turcifal (6); e Silveira (3); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (2).

O Município de Peniche nada refere hoje sobre a pandemia mas a OesteCIM informa que há quatro (inalterado) casos activos. A edilidade informa ainda que há 47 (inalterado) doentes que recuperaram. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche (2) e Atouguia da Baleia (2). O número de pessoas em quarentena é de 12 (inalterado). Há 54 casos confirmados. O CDOS de Leiria refere que estão nove (mais uma) pessoas em vigilância.

O concelho do Bombarral regista dois (inalterado) casos activos segundo a OesteCIM. A autarquia não divulgou hoje nenhuma informação. Foram registados até ao momento 35 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 32 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado). O CDOS de Leiria revela que não há pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Alenquer actualizou hoje o boletim diário e informa que o número de infectados é de 48 (inalterado) segundo dados da Autoridade de Saúde. Há 240 doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 288 (inalterado) casos e nenhum óbito. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 28 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; 15 na União de Freguesias de Alenquer; e 5 nas restantes freguesias do concelho.

O concelho do Cadaval regista apenas um (inalterado) caso activo e 28 (inalterado) pacientes recuperados segundo a OesteCIM. A contabilidade conta com 30 (inalterado) casos confirmados desta pandemia. Há um (inalterado) óbito a lamentar.

O concelho de Alcobaça regista agora 13 (menos dois) doentes e 97 (mais seis) pessoas recuperadas. Foram já registados 116 casos confirmados. Há, contudo, a lamentar a morte de seis pessoas vítimas da pandemia (um óbito não está comprovado que tenha relação directa com o novo coronavírus). O CDOS de Leiria revela que há nove (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que não tem casos activos. A contabilidade regista sete doentes recuperados e dois óbitos. Há a registar nove casos confirmados até ao momento. O CDOS Leiria refere que não há pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem 11 (inalterado) doentes infectados segundo a OesteCIM. A contabilidade divulgada pela autarquia regista 25 (inalterado) casos recuperados, um óbito (inalterado) e 35 (inalterado) casos confirmados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, o último boletim divulgado pela autarquia dá conta de 38 (mais um) casos activos, de 28 (mais um) doentes recuperados e de dois (inalterado) óbitos. A última informação da edilidade dava conta de 58 (mais 22) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 36 (inalterado) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 94 (mais 22) as pessoas em isolamento. Não há pessoas em vigilância passiva. Registaram-se até agora 68 (mais dois) casos confirmados.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista agora 47 (mais três) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 179 (mais três) casos confirmados e 126 (inalterado) pessoas recuperadas. Há a lamentar seis (inalterado) óbitos por Covid-19. O CDOS de Leiria revela que há 38 (mais duas) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmados seis (inalterado) casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de 19 (inalterado) pessoas. Há 25 casos confirmados. O CDOS de Leiria revela que não há pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informou que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha em comunicado.

Nota da redacção: notícia rectificada às 00h40 com actualização de mais um caso activo no concelho da Lourinhã.

Texto: ALVORADA