Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Oeste regista mais duas mortes no Cadaval e no Sobral e aumento de casos positivos na região

Covid 19 7

O número de óbitos por Covid-19, no Oeste, subiu para 25, com o registo da morte de mais dois doentes nos concelhos do Cadaval e de Sobral de Monte Agraço nas últimas 24 horas.

Os 22 novos registos de infectados detectados estão localizados nos seguintes concelhos: Caldas da Rainha (6), Torres Vedras (4), Sobral de Monte Agraço (4), Alenquer (2), Lourinhã (3), Nazaré (1), Peniche (1) e Cadaval (1).

Foram 25 os doentes recuperados neste período, tendo os últimos casos sido reportados em Alenquer (15), Caldas da Rainha (6), Peniche (2), Cadaval (1) e Sobral de Monte Agraço (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 329 (menos 11) doentes: Torres Vedras (71), Caldas da Rainha (62), Alenquer (61), Alcobaça (42), Peniche (24), Sobral de Monte Agraço (18), Óbidos (12), Cadaval (11), Lourinhã (9), Bombarral (9), Arruda dos Vinhos (7) e Nazaré (3).

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã revelado pelo município ao ALVORADA, dá conta de 12 (mais três) casos activos, não estão pessoas em vigilância passiva, 36 (mais sete) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 30 (mais 11) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 66 (mais 18) em isolamento. Duas pessoas estão a aguardar o resultado das análises laboratoriais e tinham sido emitidos 156 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 35 (mais três) casos confirmados e 22 (inalterado) doentes curados. Há a lamentar um óbito (inalterado). Os dados são fornecidos à autarquia pela Delegada de Saúde da Lourinhã que não especifica a distribuição por freguesia dos casos positivos.

O último boletim revelado pelo Município de Torres Vedras informa que tem agora 71 (mais quatro) casos activos de doença COVID-19. Foram, até ao momento, contabilizados 142 (mais quatro) casos confirmados, dos quais 66 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Há cinco óbitos a registar (inalterado). Os casos suspeitos são 38 (mais sete) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 233 (mais 17) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (26); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (3); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (3); Ponte do Rol (1); São Pedro da Cadeira (13); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo (2); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (4); Freiria (7); Ventosa (6); Turcifal (1); e Silveira (5).

O concelho de Peniche regista 24 (inalterado) casos activos. Há agora 26 (mais dois) doentes que recuperaram mas também mais dois doentes infectados. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche (15) e Atouguia da Baleia (9). O número de pessoas em quarentena subiu para 116 (mais 21). O CDOS de Leiria refere que estão 43 (inalterado) pessoas em vigilância.

O concelho do Bombarral regista agora 9 (inalterado) casos activos. Foram registados até ao momento 35 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 25 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há seis (,menos uma) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que tem agora 61 (menos sete) casos activos. Nas últimas 24 horas registou dois novos casos positivos e 15 doentes recuperaram da infecção. Continua a ser o concelho que regista o valor mais alto na região Oeste de doentes contaminados pela Covid-19. Há 174 doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 235 casos e nenhum óbito. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 39 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; 14 na União de Freguesias de Alenquer; e sete nas restantes freguesias do concelho.

O concelho do Cadaval registou a primeira morte de Covid-19. Há também um novo caso e um doente que recuperou da infecção. Há agora 11 (menos um) casos activos e 17 (mais um) pacientes recuperados. A contabilidade regista 29 (mais um) casos confirmados desta pandemia. Em comunicado, a autarquia revela que o óbito diz respeito a um doente que se encontrava internado com diversas comorbidades, devido aos problemas de saúde pré-existentes.

O concelho de Alcobaça não registou alterações nas últimas 24 horas. São 42 (inalterado) casos activos e 64 (inalterado) recuperados. Há cinco óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 83 (menos três) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há agora quatro (mais um) doentes infectados. A contabilidade regista dois (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos (inalterado). O CDOS Leiria refere que estão 14 (mais uma) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem nove (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito (inalterado) e 12 (inalterado) doentes recuperados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço registou-se a segunda morte por Covid-19. O último boletim divulgado pela autarquia dá ainda conta de 18 (mais dois) casos activos, de 13 (mais um) doentes recuperados, 73 (mais quatro) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 18 (mais seis) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 91 (mais 12) as pessoas em isolamento. Registaram-se até agora 33 (mais quatro) casos confirmados.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista no concelho 62 (inalterado) pessoas infectadas. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 147 (mais seis) casos confirmados, 81 (mais seis) pessoas recuperadas e quatro óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 70 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmados 12 (inalterado) casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de oito pessoas (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 29 (menos nove) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informa hoje que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha em comunicado.

Texto: ALVORADA