Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Covid-19: surto no Hospital de Torres Vedras sobe para 25 infectados, cinco dos quais já estão recuperados

covid 19 6

O número de infectados pela Covid-19 subiu para 25 no Hospital de Torres Vedras, sendo nove profissionais e 16 doentes, dos quais cinco estão recuperados, informou hoje o CHO – Centro Hospitalar do Oeste. A presidente do conselho de administração da empresa estatal que gere os três hospitais públicos oestinos, Elsa Baião, disse à agência Lusa que o número de doentes infectados na unidade torriense, subiu nas últimas 24 horas de 14 para 16, mas, destes, cinco tiveram alta hospitalar e estão recuperados.

Os profissionais infectados pela Covid-19 continuam a ser nove e são todos do serviço de urgência. Já os doentes que acusaram positivo são de vários serviços e os que se mantêm internados foram transferidos para a enfermaria da Covid-19. O CHO aguarda ainda por resultados de testes realizados tanto a profissionais, como a doentes. Segundo a responsável, "a situação está controlada".

O surto levou o CHO a testar 295 profissionais e a identificar 104 doentes como contactos próximos relacionados, tanto de doentes, como de profissionais. Entre os pacientes infectados, três morreram, mas o CHO esclareceu que eram "doentes com idades avançadas, com doenças crónicas descompensadas e cuja causa de morte não está directamente relacionada com a infecção Covid-19".

O foco de infecção surgiu no Serviço de Urgência Geral deste hospital e está relacionado com um doente que esteve internado naquele serviço "com patologias não respiratórias". De acordo com o CHO, o doente "foi testado antes de ter alta" e foi "validado como negativo", mas "a situação clínica do doente agravou-se e este regressou à urgência, 24 horas depois, desta vez com queixas respiratórias". Após um segundo teste ao novo coronavírus, o resultado foi positivo, tendo o doente sido internado na ‘Área Covid" do Hospital de Torres Vedras. Nesta do CHO existe uma enfermaria destinada aos doentes Covid, com lotação para 24 camas e uma taxa de ocupação na ordem dos 50%.

Recorde-se que os últimos dados avançados pela OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste dão conta de que o número de casos activos na nossa região subiu para 325 nas últimas 24 horas, com 16 novos registos: Alenquer (5), Torres Vedras (4), Caldas da Rainha (2), Sobral de Monte Agraço (2), Arruda dos Vinhos (1), Cadaval (1) e Alcobaça (1). São agora 377 (mais nove) os doentes recuperados, tendo os casos sido reportados em Alenquer (7), Arruda dos Vinhos (1) e Torres Vedras (1) O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 325 doentes: Alenquer (68), Caldas da Rainha (64), Alcobaça (58), Torres Vedras (38), Peniche (26), Bombarral (22), Lourinhã (12), Sobral de Monte Agraço (11), Arruda dos Vinhos (10), Cadaval (9), Óbidos (6) e Nazaré (1). O número de óbitos é de 20. O número total de casos confirmados até agora é 722.

Texto: ALVORADA com agência Lusa.