Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche oferece viatura à Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste

viaturahospitalizacaodomiciliaria

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste recebeu esta manhã a doação de um veículo oferecido pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche. O automóvel, que ascendeu os 25 mil euros, destina-se ao serviço da unidade das Caldas da Rainha.

Em funcionamento desde 3 de Junho de 2019, neste primeiro ano de actividade, a Unidade de Hospitalização Domiciliária prestou cuidados de saúde no domicílio a 285 doentes, libertando 3.022 dias de internamento convencional no hospital. Desde o início, as equipas percorreram um total de 90.849 quilómetros pelos concelhos da área de influência do CHOeste. Dos 285 doentes assistidos no domicílio, registou-se uma demora média de 10,6 dias no internamento. Verificou-se ainda que 49% eram do género feminino e 51% do género masculino. A média de idades é de 70 anos (doente mais jovem 18 anos e o mais idoso 102 anos).

A Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar do Oeste, devido às suas especificidades geográficas, tem em funcionamento duas equipas, uma na Unidade Hospitalar das Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras. As equipas, constituídas por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, têm a seu cargo uma lotação de cinco camas cada, traduzindo-se numa lotação total de 10 camas. Abrange uma área de influência de Mafra até à freguesia de Benedita (concelho de Alcobaça).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA