Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Oeste regista nas últimas 24 horas mais duas mortes em Caldas da Rainha e Sobral de Monte Agraço

Covid 19 7

Há a lamentar mais duas mortes na região Oeste, nas últimas 24 horas, vítimas da Covid-19: Caldas da Rainha e Sobral de Monte Agraço. O número de óbitos é agora de 20.

O número de casos activos desceu para 282 (menos seis) com 20 novos registos em: Arruda dos Vinhos (1), Caldas da Rainha (1), Alenquer (2), Sobral de Monte Agraço (5), Peniche (3), Lourinhã (2) e Torres Vedras (6).

São agora 350 (mais 24) os doentes recuperados, repartidos pelos seguintes concelhos: Caldas da Rainha (12), Lourinhã (4), Peniche (2), Sobral de Monte Agraço (2), Alenquer (2), Arruda dos Vinhos (1) e Cadaval (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 282 doentes: Alenquer (67), Alcobaça (55), Caldas da Rainha (50), Peniche (23), Bombarral (22), Torres Vedras (20), Lourinhã (10), Óbidos (10), Arruda dos Vinhos (10), Sobral de Monte Agraço (10), Cadaval (4) e Nazaré (2).

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã, revelado pela autarquia, refere que há 10 (menos dois) doentes no concelho da Lourinhã. Há ainda quatro (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 32 (mais seis) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 16 (mais cinco) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 48 (mais 11) em isolamento. Ninguém estava a aguardar o resultado das análises laboratoriais e tinham sido emitidos 121 (mais oito) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 27 (mais dois) casos confirmados e 16 (mais quatro) doentes curados. Há a lamentar um óbito. Os dados são fornecidos à autarquia pela Delegada de Saúde da Lourinhã que não especifica a distribuição por freguesia dos casos positivos. Há uma morte a lamentar.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem agora 20 (mais seis) casos activos de doença COVID-19. Foram, até ao momento, contabilizados 84 casos confirmados, dos quais 62 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Há dois (inalterado) óbitos a registar. Os casos suspeitos são agora nove (mais dois) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 67 (mais dez) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (6); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (4); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (1); Ponte do Rol (1); São Pedro da Cadeira (2); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo (1); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (1); e Silveira (4).

O concelho do Bombarral regista o mesmo quadro epidemiológico: 22 casos activos. Foram registados até ao momento 31 infectados com o novo coronavírus. Oito pessoas recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar. O CDOS de Leiria revela que há 15 (menos duas) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Peniche regista agora 23 (mais um) casos activos. Há 15 (mais dois) doentes que recuperaram. Houve mais três infectados nas últimas 24 horas. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche (15), Atouguia da Baleia (5) e Ferrel (3). O número de pessoas em quarentena é 65 (mais três). O CDOS de Leiria refere que estão 42 (mais duas) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que registou dois novos infectados e dois doentes recuperados nas últimas 24 horas. Continua a ser o que regista o valor mais alto na região Oeste de doentes contaminados com a Covid-19, mantendo os 67 casos activos. Há agora 122 doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 189 casos e nenhum óbito. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 42 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; seis na Freguesia de Ventosa; cinco na Freguesia de Carnota; quatro na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres; seis na Freguesia de Carnota; seis na União de Freguesias de Alenquer; e três nas restantes freguesias do concelho.

O concelho do Cadaval regista agora quatro casos (menos um) activos. São agora 13 os pacientes recuperados. A contabilidade regista 17 (inalterado) casos confirmados desta pandemia.

O concelho de Alcobaça não registou nas últimas 24 horas qualquer alteração dos dados. Registam-se 55 doentes e 45 recuperados. Há cinco óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 80 (menos duas) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há apenas um (inalterado) casos activos e dois (inalterado) doentes recuperados. Na estatística registam-se dois óbitos e um doente recuperado. O CDOS Leiria refere que há seis (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem 10 (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e 12 (mais um) doentes recuperados e mais um doente infectado.

O concelho de Sobral de Monte Agraço regista a primeira morte causada pela pandemia e há agora 10 (mais dois) casos positivos. O último boletim divulgado pela autarquia dá conta da recuperação de sete doentes (mais dois), 35 (menos três) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), sete (menos 22) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 42 (menos 25) as pessoas em isolamento. Registaram-se até agora 18 (mais cinco) casos. Há sete (mais dois) casos recuperados.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica dá conta de mais uma morte de Covid-19, a quarta regista nesta pandemia. O concelho regista agora 50 (menos 12) casos activos, sendo agora 45 as pessoas recuperadas da infecção. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 99 (mais um) casos confirmados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 44 (mais quatro) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmados 10 (inalterado) casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de três (inalterado) pessoas. O CDOS de Leiria revela que há sete (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA