Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista 11 novos doentes nas últimas 24 horas

Covid 19 7

Foram 11 os novos casos positivos na região Oeste e apenas dois doentes recuperaram nas últimas 24 horas. Os novos casos registaram-se nos concelhos de Alcobaça (7), Bombarral (2), Alenquer (1) e Caldas da Rainha (1). Os doentes recuperados pertencem aos concelhos de Alcobaça e Sobral de Monte Agraço.

O boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste revela que se registaram até agora 418 casos da Covid-19 na região, sendo que 225 (mais dois) doentes recuperaram e 11 perderam a vida.

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 172 doentes: Alenquer (80), Caldas da Rainha (22), Alcobaça (16), Torres Vedras (15), Bombarral (13), Lourinhã (10), Peniche (7) Sobral de Monte Agraço (6), Arruda dos Vinhos (6), Cadaval (4), Nazaré (2) e Óbidos (1).

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a autarquia não tinha ainda revelado o boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho. A OesteCIM reporta que se mantém inalterado o número de 10 casos positivos. O ponto da situação de ontem relado pela edilidade dava conta de não haver pessoas em vigilância passiva, 43 (menos 10) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 15 (mais duas) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 58 (menos nove) em isolamento. Não havia ninguém a aguardar o resultado das análises laboratoriais e tinham sido emitidos 90 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 20 casos confirmados. Os dados são fornecidos à autarquia pela Delegada de Saúde da Lourinhã.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que registou a primeira morte resultante da Covid-19. Há agora 15 (menos um) casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 63 casos confirmados (inalterado), dos quais 47 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são agora 14 (menos três) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 94 (mais dois) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (5); Freiria (1); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (4); Silveira (1); e Ventosa (1).

O concelho do Bombarral regista hoje 13 (mais dois) casos activos. Há quatro doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há 30 (mais 10) pessoas em vigilância pelas autoridades. Foram registados até ao momento 18 casos do novo coronavírus. A Câmara Municipal destaca que o Serviço Municipal de Protecção Civil do Bombarral e a administração da central fruteira ‘O Melro’ informam que “foram hoje conhecidos os resultados dos testes realizados aos colaboradores da empresa pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) na passada sexta feira. Os resultados foram hoje apresentados numa reunião conjunta na qual estiveram presentes elementos da administração da empresa, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, o Delegado de Saúde Regional, Jorge Nunes, a Autoridade de Saúde Local, Maria João Melo, e o Coordenador Municipal de Protecção Civil, Sérgio Morais. Deste modo foram dados a conhecer a realização de 274 testes, dos quais 20 apresentaram resultado positivo à Covid-19 e 254 negativos (nos quais já se incluem os 11 anteriormente conhecidos). Destes 20, apenas sete são relativos a pessoas residentes no concelho do Bombarral, sendo que os restantes são relativos a pessoas com área de residência nos concelhos vizinhos. Assim, ao dia de hoje, o concelho do Bombarral regista um total de 18 casos confirmados, dos quais 13 estão ativos (7 inerentes à situação registada na empresa ‘O Melro’). Todos estes casos encontram-se em isolamento ativo, estando a situação a ser devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde”.

A Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, revela que tem sete (inalterado) casos activos no concelho. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche (4), Atouguia da Baleia (2) e Ferrel (1). Recorde-se que foi neste município que se registou o primeiro óbito na região Oeste. O número de pessoas em quarentena é 212 (inalterado), há nove (inalterado) doentes que recuperaram. O CDOS de Leiria refere que estão 29 (mais 17) pessoas em vigilância. Recorde-se que o número de casos de infecção na fábrica de conservas ESIP, em Peniche, subiu de dois para sete, depois de 390 dos 850 trabalhadores terem sido testados à Covid-19. Devido aos dois primeiros casos, 390 trabalhadores já foram testados, 200 numa primeira fase e 190 esta semana, sendo que 300 estão em quarentena. Desses, 150 regressam ao trabalho esta segunda-feira.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que registou mais um caso positivo nas últimas 24 horas: são agora 80. O número de doentes recuperados é 61 (inalterado). Segundo a autarquia, o novo caso de uma infecção ocorrida no domicílio profissional. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 50 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; oito na Freguesia de Ventosa, cinco na Freguesia de Carnota, oito na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, cinco na União de Freguesias de Alenquer, três na Freguesia de Ota e três nas restantes freguesias do concelho. Já foram registados 141 casos e nenhum óbito.

O concelho do Cadaval regista quatro casos (inalterado) e 10 (inalterado) doentes recuperados. A contabilidade regista 14 casos confirmados desta pandemia.

O concelho de Alcobaça regista 16 (mais sete) doentes infectados. Há 37 (mais um) doentes recuperados e dois óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 34 (mais duas) pessoas em vigilância pelas autoridades. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Inácio, explica que “este crescimento significativo, confirme eu já tinha diversas vezes alertado, deve-se à situação preocupante vivida na zona de Lisboa e Vale do Tejo”. “Faço um apelo veemente aos trabalhadores do concelho que por motivos profissionais tiveram de se deslocar a esta região: se sentirem sintomas ou se estão à espera de resultados, estando em quarentena, devem manter-se isolados sem receber visitas de familiares, sob o risco de os contagiarem. Estas situações verificaram-se nos últimos tempos, levando a este aumento. Estamos vigilantes e atentos a outros possíveis focos, na sequência das diligências efetuadas nos últimos dias no concelho, e estamos a aguardar os resultados de testes. Estes são tempos de verdadeiro carrossel porque também estamos na expetativa de saber os resultados de vários testes que confirmam situações de cura. Para finalizar, a Câmara Municipal de Alcobaça e a DGS estarão vigilantes e preocupadas com a apanha sazonal e com a época balnear”, afirma o autarca.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há dois (inalterado) casos activos. Na estatística registam-se dois óbitos e um recuperado. O CDOS Leiria refere que há três (mais um) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem seis (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e 10 (inalterado) doentes recuperados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço tem seis (inalterado) casos positivos e a recuperação de quatro doentes (mais um). A autarquia revela hoje no boletim da situação epidemiológica que há 65 (inalterado) pessoas que estão em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 15 (mais um) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 81 (mais dois) as pessoas em isolamento. Registaram-se até agora nove (inalterado) casos.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista 22 (mais um) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 55 casos confirmados, 30 (inalterado) recuperados e três óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 51 (mais dez) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmado um doente infectado. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que há 10 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA