Festival de Ópera de Óbidos apresentado no Grémio Literário em Lisboa
- Categoria: Oeste
- 27/06/2025 10:54
A edição de 2025 do Festival de Ópera de Óbidos (FOO) foi apresentada esta quarta-feira em conferência de imprensa no Grémio Literário, em Lisboa. Nesta sessão estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, o presidente da ABA - Banda de Alcobaça Associação de Artes, José Rafael Rodrigues, a directora artística do festival, Carla Caramujo e a anfitriã Teresa Cochito, presidente do Círculo Richard Wagner Portugal. Este momento terminou com um recital da soprano Regina Freire acompanhada pelo pianista Pedro Lopes.
Num comunicado enviado ao ALVORADA pela Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel refere que esta edição, que se irá realizar de 6 a 21 de Setembro, representa “uma oportunidade de afirmar Óbidos no panorama operático nacional e internacional”. O autarca garantiu que “Óbidos estará pronta para receber o público e os artistas” e “agradeceu a visão, a exigência e o empenho constantes da ABA na concretização deste festival”.
José Rafael Rodrigues, encara com “renovada ambição a próxima edição do festival, fruto da cada vez mais sólida parceria estratégica com o Município de Óbidos”. Revela também a “expectativa na programação escolhida, num ano em que o festival assume a produção de quatro óperas e uma gala lírica, que constituem um reforço evidente do compromisso com a comunidade artística”. Conclui com um convite ao público, que nas últimas duas edições provou - com plateias lotadas - que a ópera faz todo o sentido na região Oeste: “esperamos que nos visitem em Setembro”.
No mesmo comunicado a directora artística do FOO, Carla Caramujo, refere que nesta edição “o festival veste-se de Almada Negreiros e Belle Époque, estendendo uma ponte artística entre as primeiras décadas do Séc. XX e os nossos dias, não só na estética, mas, sobretudo na reivindicação de valores fundamentais da liberdade, igualdade e tolerância que, hoje, mais do que nunca, precisamos relembrar!”.
O Festival de Ópera de Óbidos é organizado pela ABA - Banda de Alcobaça Associação de Artes em parceria estratégica com a Câmara Municipal de Óbidos e tem o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes, do BPI/Fundação ‘la Caixa’, do Círculo Richard Wagner Portugal e o apoio mecenático da Égide.