Óbidos: médica Emília Pinto reconhecida pela Junta de Freguesia do Vau
- Categoria: Oeste
- 26/06/2025 12:12
A Junta de Freguesia do Vau promoveu no passado domingo, uma cerimónia de homenagem a Emília Pinto, médica de medicina geral e familiar, “pela sua notável trajectória de mais de quatro décadas ao serviço da população local”, refere a Câmara Municipal de Óbidos num comunicado enviado ao ALVORADA. A iniciativa contou com a associação do Município de Óbidos, “numa demonstração de reconhecimento institucional pelo relevante contributo da homenageada para a saúde e bem-estar da comunidade”.
Emília Pinto iniciou funções no Centro de Saúde de Óbidos em Janeiro de 1986, exercendo “com exemplar” dedicação e constituindo-se como “uma figura de referência” no concelho e na freguesia do Vau, que passou a servir. O seu percurso profissional, que passou ainda pelo Hospital Distrital das Caldas da Rainha, foi marcado “pela competência clínica, proximidade com os utentes e profundo sentido de responsabilidade” no exercício da causa pública.
Durante a cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes, enalteceu o legado da médica, sublinhando: “a Dr.ª Emília foi um farol no coração da nossa terra. Mais do que cuidar de doenças, cuidou de pessoas”.
Por outro lado, o presidente da Câmara Municipal de Óbidos expressou igualmente palavras de reconhecimento. “Hoje é um dia de profunda gratidão e valorização do percurso de uma profissional que se distinguiu não apenas pelo seu saber técnico, mas pelo testemunho de um verdadeiro compromisso com o serviço público”, frisou Filipe Daniel, valorizando, ainda, a postura da médica, uma profissional que valorizou “a importância de saber escutar as pessoas”.
Num momento de grande simbolismo e emoção, Emília Pinto dirigiu palavras de agradecimento à comunidade e aos profissionais com quem partilhou o percurso: “foram quase 40 anos de conhecimento de cada um de vós e das famílias. Vocês foram a minha família médica. Foi um enorme privilégio ter trabalhado convosco e para vós. Sois, realmente, especiais como pessoas. E gratos”.
Emília Pinto foi agraciada, em 2023, com a Medalha de Mérito Municipal, distinção que consubstancia o reconhecimento do Município de Óbidos pelo excepcional contributo da médica à comunidade local.
Durante a cerimónia, a clínica recebeu várias oferendas, nomeadamente um quadro com um poema de Luísa Vicente, que foi lido pelo jovem Pedro Granado.