CCC fora de portas leva cultura às ruas, praças e parques das Caldas da Rainha
- Categoria: Oeste
- 17/06/2025 15:45
'Fora de Portas' é o destaque da programação do CCC das Caldas da Rainha para o terceiro trimestre do ano em que evoca os 500 anos da morte da rainha Leonor e os 150 do 'Zé Povinho'.
Entre os dias 29 de Junho e 2 de Agosto a programação do Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha sai do palco para as ruas, praças e parques da cidade das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.
Para o director artístico do CCC, Mário Branquinho, citado numa nota de imprensa, o Fora de Portas “ambiciona ser um manifesto que convida à proximidade e à celebração da cidade e das suas gentes, onde a cultura sai mesmo à rua, ocupa e transforma espaços comuns em experiências que [acreditam ser] diferenciadoras e para fruição de todos”.
O programa oficial de Verão inclui propostas de concertos para olhos vendados, bandas filarmónicas, sessões de cinema no parque, encontro de ‘dixies’, fanfarras pelas ruas, um casal de palhaços nómadas em viagem e um “passeio sonoro pelo coração da reserva natural do Paul de Tornada”, entre outras propostas de entrada gratuita.
No que toca a concertos, o CCC vai levar Músicas do Tempo da Rainha D. Leonor às freguesias de Santa Catarina (29 de Junho) e Nadadouro (6 de Julho), reservando para a cidade as actuações de Kumpania Algazarra, Bandas no Parque (todos os sábados) e Encontro de Dixies.
Em termos de experiências sensoriais, destaque para a residência de 'design' sonoro 'Lugar Sonoro chamado Paul de Tornada' (12 de Julho) e o Concerto para Olhos Vendados (13 de Julho), no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada.
O cinema sob as estrelas leva ao Parque D. Carlos I os filmes 'Revolução Sem Sangue', 'Cold War' e 'Central do Brasil' e, na animação itinerante, destaque para o casal de palhaços nómadas e o espectáculo 'Woow', uma produção espanhola da Companhia Bruboc com a colaboração do Teatro C’art - Comic Education Aps.
Além do 'Fora de Portas', o CCC aposta, neste terceiro trimestre, numa programação que evoca os 500 anos da morte da rainha Leonor e os 150 anos do 'Zé Povinho'.
Entre 28 de Junho e 28 de Setembro, a Galeria CCC recebe a exposição 'Zé Povinho 1875-2025', integrada no Salão Bordallo 2025 e que reúne uma selecção de jornais e revistas humorísticas, assim como originais de cartoonistas como Bordalo Pinheiro, Stuart Carvalhais, José Vilhena, João Abel Manta, António e André Carrilho.
Na música, o CCC acolhe concertos da Semana Internacional de Piano do Oeste, como Mário Laginha e o tributo a Carlos Paredes ou o 'Encontro do Japão com a Europa', com Jun Kanno e Mozibei Tokiwazu V, entre muitos outros.
A 27 de Setembro chega o concerto 'Warm Up' dos dias do Jazz com Michelle David & The True-Tones e, no âmbito da parceria com o Teatro da Rainha, subirão ao palco as peças 'Vento Forte', dos Artistas Unidos, e os Bonecos de Santo Aleixo, do Centro Dramático de Évora.
A programação cultural inclui ainda cinema com 'O Voo do Crocodilo - o Timor de Ruy Cinatti', de Fernando Vendrell, e mais uma sessão do ciclo Diga 33 - poesia no teatro.
Texto: ALVORADA com agência Lusa