Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Região Oeste entre o risco elevado e moderado de perigo de incêndio florestal

IPMA logo 2

Os 12 concelhos da região Oeste apresentam-se esta segunda-feira entre o risco moderado a elevado de incêndio florestal, de acordo com a carta elaborada pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Com perigo elevado encontram-se os municípios de Alcobaça, Caldas da Rainha, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço. Já com perigo moderado estão os restantes concelhos: Nazaré, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço e Arruda dos Vinhos.

No caso do concelho da Lourinhã é esperada uma temperatura máxima de 31,1º e uma mínima de 15,6º, com vento moderado e sem precipitação. É proibido à área do município a realização de queimada extensiva e queima de amontoados. É permitido o uso do grelhador ou fogareiro, foguetes e balões com mecha acesa, maquinaria e equipamento, maquinaria e equipamento, máquinas florestais e fumigação ou desinfestação com fogo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No continente são mais de 30 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra e Guarda estão hoje em perigo máximo de incêndio, no dia em que as temperaturas vão chegar aos 39 graus Celsius, segundo o IPMA. O (IPMA) prevê para hoje em Portugal continental temperaturas máximas de 39 graus em Santarém e Braga, 37 em Leiria e Coimbra, 36 em Vila Real e Castelo Branco, 35 no Porto e em Bragança, 34 em Lisboa e Évora e 32 em Braga, Guarda, Beja e Setúbal. Vários concelhos dos distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo muito elevado e elevado de incêndio. De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até quarta-feira.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou os distritos de Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre sobre aviso amarelo desde as 23h57 de domingo e até às 21h00 de terça-feira e Bragança, Guarda e Vila Real a partir das 12h00 de hoje e até às 21h00 de terça-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade no interior com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada e subida de temperatura, excepto da máxima na região Sul, onde se prevê uma descida.

Na sequência de previsão meteorológica, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) recomendou à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protector solar, de duas em duas horas. A DGS desaconselha a exposição ao sol no horário entre as 11h00 e as 17h00 e pediu especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol.

Texto: ALVORADA com agência Lusa