Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Semana Internacional de Piano de Óbidos cumpre 30ª edição em Julho

ccc

Os pianistas Artur Pizarro, Boris Berman, James Giles, Jun Kanno Mário Laginha estão entre protagonistas da 30ª edição da semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO), que inclui 14 concertos, 'masterclasses', uma palestra e uma exposição de escultura.

Promovida pela Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM), a SIPO, que “começou com dois professores e os concertos dos próprios professores e dos alunos participantes”, como lembra a sua impulsionadora, a pianista Manuel Gouveia, “foi aumentando e está, há já uns bons anos, com quatro ou cinco professores e muitos participantes, sobretudo estrangeiros”.

A edição comemorativa dos 30 anos do festival, que decorre entre os dias 4 e 25 de Julho, contará, além de Manuela Gouveia (Portugal/Bélgica), com os professores James Giles (Estados Unidos), Boris Berman (Estados Unidos/Rússia), Andrea Bonatta (Itália) e Jorge Luis Prats (Cuba/Estados Unidos).

Mais de 20 alunos, de 14 nacionalidades da Europa, Ásia e América, assistirão às 'masterclasses' que compõem o programa pedagógico da SIPO, no âmbito do qual “os alunos trabalham com todos os professores ao longo de nove dias muito intensos de e muito convívio pedagógico”, disse a professora, lembrando que todos os participantes terão um concerto, integrado na programação.

Cumprindo uma tradição iniciada no ano 2000, a programação da SIPO arranca com a inauguração de uma exposição, este ano de esculturas de Maria Leal da Costa, e terá como concerto de arranque o espectáculo do Mário Laginha Quarteto (9 de Julho), no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

O programa inclui também os recitais a solo de pianistas como Artur Pizarro, com obras de J.S. Bach e Franz Schubert (11 de Julho), Boris Berman, com obras de John Cage e Claude Debussy (12 de Julho), Andrea Bonatta com obras de W.A. Mozart, Franz Liszt e Debussy (14 de Julho), James Giles com obras de Schubert, Chopin, Debussy e Earl Wild (15 de Julho), e Jorge Luís Prats com obras de Isaac Albéniz (16 de Julho).

Manuela Gouveia, nesta edição, em vez do recital a solo, apresenta-se com o violinista Eliseu Silva, num programa com obras de Beethoven (13 de Julho).

Além destes concertos, que terão lugar na Praça da Criatividade, em Óbidos, a SIPO volta a acolher os laureados do Prémio ACIM/Antena2, com os pianistas Arturo Abellán e Thomas Filipiuk (distinguidos nas Masterclasses de 2024), em recitais nas Caldas da Rainha, Óbidos e Lisboa, entre 10 e 21 de Julho.

Na vertente internacional, Manuela Gouveia destacou o concerto 'O Encontro do Japão com a Europa', que terá lugar a 24 de Julho no CCC Caldas da Rainha, sublinhando a colaboração entre o pianista Jun Kanno e o mestre de shamisen Mozibei Tokiwazu V.

Realizado em parceria com o Festival das Artes QuebraJazz de Coimbra, este espectáculo propõe uma fusão musical rara entre o repertório clássico europeu e a tradição japonesa ‘tokiwazu’, reconhecida como património cultural imaterial pelo Governo do Japão.

Em termos de concertos o encerramento da SIPO acontecerá a 25 de Julho, no Santuário do Senhor Jesus da Pedra, em Óbidos, com a apresentação da 'Petite Messe Solennelle', de Gioachino Rossini.

A versão original desta obra sacra - pensada para 12 cantores, dois pianos e harmónio - será interpretada sob direcção de António Sérgio Ferreira, com Beatriz David (harmónio), Luís Duarte (piano) e o Coro Porto Ensemble.

A programação da 30ª SIPO inclui ainda uma conferência pelo maestro e compositor Alexandre Delgado (15 de Julho).

Com entrada livre em vários espectáculos e um preço único de 12,50 euros para os restantes concertos, a SIPO reafirma-se como “uma referência na formação artística e na celebração do piano em Portugal, promovendo o diálogo entre gerações, estilos e geografias”.

O evento conta com o apoio das autarquias das Caldas da Rainha e de Óbidos e aguarda o resultado da candidatura à Direcção Geral das Artes, que até esta edição tem apoiado a SIPO.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)