Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista descida de casos activos com sete recuperações e dois novos doentes em Caldas e Lourinhã

Covid 19 7

A região Oeste registou uma descida do número de casos activos de Covid-19, sendo agora 126 (menos quatro). Nas últimas 24 horas recuperaram sete pessoas. Mas há ainda dois novos casos positivos diagnosticados em Caldas da Rainha e Lourinhã. Os doentes que recuperaram vivem nos concelhos de Alenquer (5) e Torres Vedras (2).

Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 325 casos da Covid-19 na região, sendo que 193 doentes recuperaram e 10 perderam a vida.

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 122 doentes: Alenquer (71), Torres Vedras (12), Caldas da Rainha (8), Alcobaça (7), Arruda dos Vinhos (6), Lourinhã (6), Sobral de Monte Agraço (5), Nazaré (3), Cadaval (2), Peniche (1) e Bombarral (1). O concelho de Óbidos é o único que não tem registada a doença entre os seus munícipes.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a OesteCIM revela esta noite que tem seis casos activos. Contudo, segundo informação disponibilizada pela Câmara Municipal esta manhã de domingo, reportando-se a dados de sábado, havia cinco casos confirmados activos. De acordo com a autarquia há 10 (inalterado) doentes recuperados, há duas (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 41 (inalterado) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 13 (mais uma) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 54 (mais uma) em isolamento. Há uma (inalterado) pessoa a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 64 (inalterado) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 15 casos confirmados (inalterado).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem 12 (menos dois) casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 57 (inalterado) casos confirmados, dos quais 46 são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são agora 10 (menos um) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 84 (mais cinco) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (3); Freiria (1); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (3); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo (1); e Ventosa (1).

O concelho do Bombarral continua com um caso positivo. Há quatro doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há cinco (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades. A autarquia nada revelou este domingo.

A Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, revela que continua com um caso activo no concelho. Recorde-se que foi neste município que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Contudo, o número de pessoas em quarentena é agora 122 (mais duas), há nove (inalterado) doentes que recuperaram. O CDOS de Leiria refere que estão três (menos uma) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, cinco doentes recuperados. Há agora 71 pessoas infectadas no concelho. Os casos estão assim distribuídos pelo concelho: 45 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; oito na Freguesia de Ventosa, cinco na Freguesia de Carnota, seis na União de Freguesias de Alenquer e sete nas restantes freguesias do concelho. Já recuperaram da infecção 40 pessoas. Já foram registados 116 casos, 45 doentes recuperados e nenhum óbito.

O concelho do Cadaval regista dois casos (inalterado) e oito doentes recuperados (inalterado). A autarquia nada revelou este domingo.

O concelho de Alcobaça regista sete (inalterado) doentes infectados. Há 33 (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos, apesar de uma destas mortas não estar comprovada que tenha relação directa com o novo coronavírus. O CDOS de Leiria revela que há 25 (mais uma) pessoas em vigilância pelas autoridades. A autarquia nada revelou este domingo.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua com três casos activos. Segundo a autarquia são todos do mesmo agregado familiar, de acordo com a informação da Autoridade de Saúde da Nazaré à Proteção Civil Municipal. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há um (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem seis (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e nove doentes recuperados. A autarquia nada revelou este domingo.

O concelho de Sobral de Monte Agraço tem cinco (inalterado) casos positivos e a recuperação de dois doentes (inalterado). A autarquia revelou ontem no boletim da situação epidemiológica que 30 (inalterado) pessoas estão em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 15 (inalterado) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 45 (inalterado) pessoas em isolamento e nenhuma (inalterado) pessoa em vigilância passiva. Registaram-se até agora sete casos. A autarquia nada revelou este domingo.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista oito (mais um) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 38 (mais um), casos confirmados, 27 (inalterado) recuperados e três óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 23 (mais oito) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo, apesar de reportar um caso confirmado de um cidadão estrangeiro que oficialmente é não-residente no concelho. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que nenhuma (inalterado) pessoa está em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA