ASAE apreende no distrito de Lisboa cerca de 9.000 biocidas para uso doméstico
- Categoria: Oeste
- 29/05/2025 21:37
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, no distrito de Lisboa, 8.938 unidades de biocidas e químicos, por “irregularidades na rotulagem e nas fichas de segurança” dos produtos para aplicação cutânea, na sua maioria para utilização doméstica.
Segundo a ASAE, em comunicado, a Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional Lisboa Oeste realizou uma “operação direccionada à verificação do cumprimento das obrigações legais de operadores económicos na distribuição e comercialização de produtos biocidas no mercado nacional”.
As 8.938 unidades de produtos apreendidos da operação ‘Clean’ estão estimadas no valor total de 7.875 euros, avançou a entidade policial, acrescentando que foi “instaurado o respectivo processo de contraordenação por irregularidades na rotulagem em produtos biocidas, em incumprimento” aos regulamentos da União Europeia.
A ASAE referiu ainda que “continuará a desenvolver acções de fiscalização”, no âmbito das suas competências, no território nacional, “em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e na salvaguarda da saúde pública dos consumidores”.