Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

CCDRC aprova 85 projectos pelo Programa Cultura ao Centro mas nenhum é da região Oeste

CCDR Centro 1

O Programa Cultura ao Centro aprovou 85 projectos, mais de metade dos quais (54%) na Região de Coimbra, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a propósito da iniciativa destinada a associações culturais não profissionais.

Das 129 candidaturas recebidas, cujo valor total de apoio eventual ascendia a 306 mil euros, foram seleccionados 85 projectos, repartidos pelas áreas de programação e difusão (34), criação artística e produção (29), edição (12) e formação e capacitação (10).

Após a análise e selecção da CCDRC, o montante a distribuir ascende a 114 mil euros, que será repartido por projectos de diversas áreas artísticas de associações de 35 municípios das seis comunidades intermunicipais da área territorial do Centro, mas não há nenhum aprovado no Oeste.

À semelhança do registado no anterior Programa Cultura ao Centro, a Região de Coimbra é a que conta com maior número de associações que serão apoiadas durante o ano de 2025 (46). Os restantes programas artísticos auxiliados pertencem à Região de Aveiro (12 projectos aprovados), Beiras e Serra da Estrela (11), Beira Baixa (seis) e Viseu Dão Lafões e Região de Leiria (cada uma com cinco projectos aprovados). Quinze das 129 candidaturas submetidas não reuniam condições de admissibilidade.

Em comunicado, a CCDRC salientou a inclusão nos projectos seleccionados de “práticas alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, que foi “factor de majoração na avaliação das candidaturas”. A presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, citada na informação divulgada, explicou que o Programa Cultura ao Centro pretende “não apenas reconhecer o valor do seu trabalho [das associações culturais não profissionais], mas também dar-lhe condições para crescer, inovar e chegar a mais pessoas”. A iniciativa pretende contribuir para “o fortalecimento do tecido cultural da região, apoiando projectos que valorizam a identidade local, a inclusão e a participação activa das comunidades”, junto de associações que “desempenham um papel vital na preservação das tradições, na dinamização dos territórios e na promoção da coesão social”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa