Região Oeste tem consumo energético abaixo da média nacional
- Categoria: Oeste
- 29/05/2025 15:37
A região Oeste teve um consumo energético abaixo da média nacional, revela esta quinta-feira, Dia Mundial da Energia, a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Em 2023, cada habitante no país consumiu 4 812 kWh, enquanto que na nossa região o consumo foi de 4 218 kWh, “o que vai ao encontro dos objectivos de sustentabilidade projectados e implementados nos últimos anos”, refere a instituição na sua página na internet.
Com base em dados compilados pelo INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, a região Oeste possui mais de 20 centrais eólicas, localizadas nos concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Nazaré, Lourinhã, Arruda dos Vinhos, Alenquer, Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha e Peniche. Quanto à energia solar fotovoltaica, existem actualmente três centrais, sendo que duas situam-se no concelho de Alenquer (com uma potência instalada de 0,370 e 202 MW) e uma outra no concelho de Sobral de Monte Agraço (com potência instalada de 0,1 MW). “Os dados mostram que a Região Oeste está no caminho certo rumo a um futuro sustentável, inteligente e inclusivo. Assim vamos continuar”, garante a instituição intermunicipal que agrupa 12 municípios.
Neste Dia Mundial da Energia, a OesteCIM destaca que nunca é demais realçar a importância da transição energética como forma de combater as alterações climáticas. Instituída em Portugal em 1981, esta data tem três grandes propósitos: salientar a importância da energia, alertar para os impactos ambientais e promoção de energias renováveis.
Assim, a propósito desta efeméride, a OesteCIM recorda dez conselhos importantes que contribuem para a protecção dos recursos naturais que depende de todos: use o modo eco em todos os electrodomésticos que tenham essa funcionalidade porque pode poupar até 45%; desligue todos os aparelhos em ‘stand by’; opte pelo bi-horário e concentre à noite toda a actividade com maior dispêndio de energia; adapte a potência contratada às suas reais necessidades; não deixe os carregadores ligados à tomada sem estarem a ser utilizados; lave a loiça na máquina; prefira o micro-ondas ao forno para aquecer comida porque poupa até 60%; escolha lâmpadas LED porque consomem menos 80% que as lâmpadas convencionais; valorize a iluminação do sol e utilize cores claras nas paredes, portas e janelas porque reflectem mais a luz e impedem a necessidade de iluminação artificial.
Com sede nas Caldas da Rainha, a OesteCIM é constituída pelos Municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.