Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Museu José Malhoa inaugura "esplêndida lição" de Maria de Lourdes de Mello e Castro

Museu Jose Malhoa CR

O Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, inaugura no sábado a exposição 'Maria de Lourdes de Mello e Castro: uma esplêndida lição', uma homenagem à artista para ver até Setembro.

A mostra, com curadoria de Sofia Bandeira Duarte, reúne mais de 70 obras da artista, incluindo pinturas, desenhos, documentos pessoais e publicações, divulgou o Museu José Malhoa, localizado no parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha.

A exposição, intitulada 'Maria de Lourdes de Mello e Castro: uma esplêndida lição' “constitui uma oportunidade única para conhecer, de forma aprofundada, diferentes fases da produção artística” da autora, através da apresentação de “peças provenientes do acervo do museu, da família da artista e de outras instituições”, refere o museu numa nota à imprensa.

A exposição integra-se numa programação que “visa aproximar o Museu José Malhoa de temáticas contemporâneas e inclusivas”, pode ainda ler-se no texto sobre a mostra que “reflecte o empenho da instituição em revisitar e valorizar criadoras que, apesar do mérito artístico, permanecem frequentemente ausentes das narrativas dominantes da história da arte”.

Maria de Lourdes de Mello e Castro (1903-1996) foi uma pintora naturalista portuguesa e terá sido a última discípula do pintor José Malhoa (1855-1933).

Ao longo da sua carreira dedicou-se ao retrato, à paisagem, à natureza-morta e à pintura de género e de costumes, entre as várias temáticas exploradas na sua obra.

A mostra, com inauguração marcada para as 17h00 de sábado, ficará patente ao público até ao dia 27 de Setembro.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)