Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Freguesias de quatro concelhos do Oeste seleccionadas por empresas de sondagem à boca da urna

eleicoes legislativas 2025 logo

São quatro as empresas de sondagens que se inscreveram na Comissão Nacional de Eleições para a realização de trabalho de campo, quer neste dia das eleições legislativas, como no dia da votação antecipada. As amostragens definidas por cada empresa incluem algumas freguesias de quatro concelhos da região Oeste: Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e Torres Vedras.

A CESOP - Centro de Estudos e Sondagens de Opinião, da Universidade Católica (RTP, Antena 1 e Público), seleccionou a freguesia de Arruda dos Vinhos. Já a MetrisGfK (SIC e Expresso) também escolheu a freguesia de Arruda dos Vinhos e, no concelho do Cadaval, as freguesias de Cadaval e Pêro Moniz, bem como a freguesia de Ventosa, no concelho de Torres Vedras. A empresa Intercampus (Now, Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios) optou pelas freguesias de Salir de Matos (Caldas da Rainha) e Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Matacães, também no concelho. Finalmente, a Pitagórica (TVI, CNN Portugal, TSF e JN), seleccionou Cela e São Martinho do Porto (Alcobaça), Torres Vedras (São Pedro, Santiago, Santa Maria do Castelo e São Miguel) e Turcifal.

Segundo as regras para a realização de sondagens no dia das eleições, a recolha de dados nas imediações das assembleias de voto deve realizar-se a distância tal que não perturbe o normal decorrer das operações de votação, estando vedada a recolha desses dados no interior das secções de voto. Ainda de acordo com a CNE, os entrevistadores credenciados devem encontrar-se obrigatoriamente identificados e verificar e garantir que os eleitores contactados já exerceram efectivamente o direito de voto na sua assembleia de voto, bem como o absoluto sigilo e anonimato das respostas.

Segundo a Rádio Renascença, as sondagens à boca das urnas são as mais detalhadas e as mais caras, podendo custar mais de 60 mil euros. Há uma lista de 13 empresas creditadas a realizarem sondagens em Portugal. Dessas, seis empresas diferentes estão a fazer sondagens para órgãos de comunicação.

Texto: ALVORADA