GNR apreende 2.150 quilos de tabaco de mascar no concelho de Caldas da Rainha
- Categoria: Oeste
- 09/05/2025 14:55
A Unidade de Acção Fiscal (UAF) da GNR, através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) de Lisboa, apreendeu 2.150 quilos de tabaco de mascar e constituiu arguido um homem de 44 anos por consumo fraudulento, durante uma acção de fiscalização no concelho das Caldas da Rainha, informou hoje a força de segurança.
Em comunicado, a GNR explicou que a apreensão ocorreu esta quarta-feira, na sequência da abordagem a uma viatura onde era transportado o tabaco, sujeito ao Imposto sobre o Tabaco (IT) e não declarado às autoridades fiscais. “A mercadoria apreendida representa uma dívida tributária ao Estado superior a 525 mil euros, relativa a IT e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA)”, indicou.
A acção foi conduzida pelo Destacamento de Acção Fiscal de Lisboa e enquadra-se no combate à fraude fiscal associada ao IVA e aos Impostos Especiais de Consumo (IEC), visando a redução do mercado paralelo e a protecção da economia formal e “garantir o pagamento de impostos devidos e mitigar os impactos negativos no funcionamento dos mercados e na competitividade económica”.
Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia da GNR