Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ESCO retoma aulas presenciais com introdução de todos os procedimentos de segurança e recomendações

aulaspresenciaisesco1

A ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste, em Torres Vedras, tem estado, desde 16 de Março, a funcionar em modelo de Ensino à Distância (E@D) com todos os seus alunos, mantendo o horário escolar e a prática pedagógica através das plataformas digitais, em tempos síncronos e assíncronos. Desde a semana de 18 de Maio, retomou igualmente, para algumas turmas e disciplinas, o ensino presencial, após a introdução de todos os procedimentos de segurança e recomendações definidas para este efeito pelas autoridades competentes.

Professores, alunos, técnicos especializados e pessoal não docente foram mobilizados e mobilizaram-se, assumindo desde o primeiro momento como sua, esta missão de manter viva a relação pedagógica, o acompanhamento disponibilizado pelos serviços administrativos e estruturas de apoio (GAAF, SPO, entre outras) e o processo de ensino-aprendizagem activo, “apesar destas circunstâncias tão especiais e das enormes restrições à prática pedagógica, nos termos em que antes era desenvolvida e sobretudo atentando a algumas das especificidades muito próprias do ensino profissional”, refere em comunicado esta instituição liderada pela lourinhanense Júlia Alfaiate.

Volvidos dois meses, “podemos hoje dizer que o balanço é positivo”. Quer os professores como os alunos sentem que, apesar da distância, a relação pedagógica continua forte, todos os envolvidos viram as suas competências digitais fortalecidas, vários procedimentos internos foram revistos e, neste momento, “estamos convictos de que algumas destas novas formas de trabalho vieram para ficar. Assim é a escola hoje, uma escola necessariamente diferente, mas onde o que na verdade se revela é a essência. Na ESCO, essa essência são as pessoas”.

Fotografia: Direitos Reservados