Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autárquicas/Oeste: CDU candidata a investigadora Rita Miguel à Câmara Municipal de Torres Vedras

cmtvlogo

A CDU vai candidatar a investigadora clínica Rita Miguel à Câmara Municipal de Torres Vedras nas eleições autárquicas deste ano, foi hoje anunciado.

Esta candidatura surge da abertura da coligação “a caras e ideias novas e da natural aproximação e trabalho à concelhia [do PCP] de Torres Vedras, encetando desde 2021 visitas a associações e instituições do concelho”, disse a cabeça-de-lista à agência Lusa. “Face às dificuldades com que nos deparamos no dia-a-dia, como nas áreas da Saúde e da Educação e o crescimento da extrema-direita, não basta votar e, se somos pessoas sérias, temos de avançar”, acrescentou.

A permanência do PS no poder da câmara municipal desde há décadas também contribuiu para a decisão. “Temos de admitir que não está tudo mal, que há condições, mas nos últimos anos a câmara não conseguiu responder aos desafios da saúde, do aumento populacional no concelho, da habitação, da educação e tem vindo a deixar andar”, criticou.

A candidatura da CDU vai a eleições com o objectivo de “conquistar o vereador perdido em 2017 e ser oposição activa”. Se for eleita, Rita Miguel tem como prioridades encetar esforços para atrair médicos de família para o concelho e para avançar com o novo hospital para a região, “fazer com que a delegação de competências nas freguesias seja mais bem delineada e acompanhada” e dar mais apoios às associações, criando também um gabinete de atendimento.

Rita Miguel, de 35 anos, é natural de Torres Vedras e reside ora em Lisboa, ora no concelho. É mestre em Ciências Farmacêuticas, trabalhando enquanto gestora de projectos de investigação clínica numa multinacional. Em termos políticos, é, desde 2022, militante do PCP. A CDU anunciou que escolheu Fernando Guerra para cabeça-de-lista à Assembleia Municipal.

Além de Rita Miguel (CDU), já foram anunciados como cabeças-de-lista à câmara a actual presidente Laura Rodrigues (PS) e Sérgio Galvão (PSD/CDS-PP/Volt). A câmara municipal conta com cinco eleitos do PS (presidente e quatro vereadores), dois do movimento independente 'Unidos por Torres Vedras' e dois da coligação PSD/CDS-PP/PPM).

As eleições autárquicas ainda não têm data marcada, mas, segundo a lei, ocorrem entre Setembro e Outubro.

Texto: ALVORADA com  agência Lusa