Geoparque Oeste promove lançamento do seu Catálogo de Investigação Científica numa sessão no Bombarral
- Categoria: Oeste
- 10/04/2025 15:25
O Geoparque Oeste vai lançar no Bombarral, no próximo dia 22, o seu novo Catálogo de Investigação Científica, um trabalho que, segundo a instituição, resulta de um esforço conjunto para reunir e divulgar os diversos estudos científicos realizados na região do Geoparque Oeste, um território rico em património geológico, natural e cultural. O lançamento deste documento pretende ser uma ferramenta importante para promover o conhecimento e a preservação do nosso património, além de contribuir para a sensibilização e valorização da região. O Catálogo de Investigação Científica é considerado um marco no processo contínuo de promoção do Geoparque Oeste, que tem como missão não só a preservação do seu património, mas também a sua utilização sustentável para fins educativos e científicos.
Citado num comunicado enviado ao ALVORADA, o coordenador científico do Geoparque Oeste, Nuno Pimentel, destaca que este catálogo “é demonstrativo da capacidade de acolhimento que o território tem ao nível científico, mas também da capacidade e condições para a produção de nova ciência". Já para Miguel Reis Silva, coordenador-executivo do Geoparque Oeste, "este documento demonstra um alinhamento muito grande entre todas as entidades científicas de um território que é hoje Geoparque Mundial da UNESCO, o que é efectivamente distintivo a nível nacional e internacional”.
Agendado para as 18h00 do dia 22, terça-feira, no CIGO - Centro de Interpretação Geoparque Oeste, o evento terá com a presença de investigadores, autoridades locais e outros ‘stakeholders’. A sessão contará com uma breve apresentação do conteúdo do catálogo e dos principais projectos de investigação que marcaram a história recente do Geoparque Oeste. O CIGO, como centro de interpretação e divulgação, assume-se para a organização “como o palco ideal para este evento, proporcionando um ambiente propício ao debate e à troca de conhecimento entre os profissionais da área e o público em geral”. A entrada é livre mas sujeita à capacidade do espaço.