Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ULS do Oeste adquiriu robot cirúrgico para operações nas especialidades urológica, ginecológica e cirurgia geral

ULS Oeste logo

A aquisição de um robot cirúrgico para utilização em Cirurgia Urológica, Cirurgia Geral e Ginecologia é a mais recente aquisição da ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste. O conselho de administração da instituição refere num comunicado da instituição enviado hoje ao ALVORADA, que “deu mais um passo importante na modernização dos seus serviços de saúde, com a anunciada aprovação da candidatura” para esta aquisição.  “Este investimento representa um marco significativo na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos utentes e na eficiência do serviço prestado”, assegura a organização presidida por Elsa Baião.

Com o robot cirúrgico, a ULS do Oeste espera optimizar os processos cirúrgicos, proporcionando aos utentes intervenções mais precisas, menos invasivas e com tempos de recuperação mais curtos. Este tipo de tecnologia avançada permite realizar procedimentos com um nível de precisão que dificilmente seria possível com técnicas tradicionais, além de reduzir os riscos para os utentes. “A aquisição do equipamento está alinhada com os esforços da instituição para adquirir novas tecnologias e melhorar as condições de tratamento, acompanhando as mais recentes tendências no campo da medicina e da cirurgia minimamente invasiva. Além disso, o uso do robot irá permitir aos profissionais de saúde da ULS do Oeste um nível superior de formação e especialização, garantindo um atendimento de excelência”, informa aina a empresa pública responsável pela gestão dos três hospitais oestinos do Serviço Nacional de Saúde localizados nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras.

Com esta aquisição, acrescenta o comunicado, a ULS do Oeste reforça o seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade dos serviços de saúde prestados à comunidade da região Oeste de Portugal, procurando sempre oferecer cuidados de saúde de excelência e de última geração aos seus utentes. “O Conselho de Administração da ULS do Oeste está confiante de que este investimento terá um impacto positivo na vida dos seus utentes e na formação dos seus profissionais de saúde, o que eleva ainda mais a reputação da instituição como um centro de referência na região”, conclui.

O ALVORADA questionou a ULS do Oeste sobre o montante deste investimento e quais foram as fontes de financiamento para a aquisição do robot cirúrgico, bem como a unidade hospitalar onde ficará a trabalhar este equipamento, não tendo recebido a informação até ao momento.

Recorde-se que a ULS do Oeste agrega, desde 1 de Janeiro de 2024, numa única entidade, o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.

Texto: ALVORADA com comunicado da ULS do Oeste