Autárquicas/Oeste: Élio Leal, presidente da Assembleia Municipal do Bombarral, é candidato do PSD à Câmara Municipal
- Categoria: Oeste
- 09/04/2025 16:14
A Comissão Política Nacional do PSD aprovou hoje o nome do presidente da Assembleia Municipal do Bombarral, Élio Leal, como cabeça-de-lista a esta câmara municipal nas eleições autárquicas deste ano. “A minha candidatura surge de forma natural pelo incentivo que pessoas dentro e fora do partido me têm dado”, disse o candidato à agência Lusa.
Nos últimos quatro anos, o autarca tem desempenhado o cargo de presidente da Assembleia Municipal, o que lhe permitiu estar mais próximo da realidade do concelho e conhecer os anseios da população. “Percorri todas as freguesias, ouvi muitas pessoas e confirmei aquilo que já sentia: o Bombarral tem potencial para ser mais do que um lugar de passagem, pode e deve ser um lugar onde se viva plenamente”, afirmou.
Para o candidato, “o Bombarral precisa de mais”, pelo que o seu propósito é construir um programa eleitoral “com e para os bombarralenses”, com o único propósito de “dar uma nova vida ao Bombarral”. “O centro da política são as pessoas e, quando se esquece isso, perde-se tudo o que realmente importa, a confiança de quem acredita em nós”, sublinhou, prometendo inclusão e participação activa da comunidade até às eleições autárquicas, e no município, se ganhar a presidência do executivo da autarquia.
Apesar de esperar pelos contributos dos cidadãos, o cabeça-de-lista afirmou que há problemas que requerem prioridade: a atracção de médicos de família, a defesa do Bombarral para a localização do novo Hospital do Oeste, a criação de uma zona industrial e de serviços para atrair empresas e o aumento da oferta de habitação, seja municipal ou privada, para fixar população.
Élio Leal, de 38 anos, é natural do Bombarral, onde cresceu. É maestro de profissão e militante do PSD.
O social-democrata é o segundo candidato à presidência da câmara a ser anunciado no concelho, depois do actual edil socialista Ricardo Fernandes ter visto aprovada a sua recandidatura pelas estruturas concelhia e distrital do partido.
O executivo autárquico, presidido desde 2017 por Ricardo Fernandes, é composto por quatro eleitos do PS e três do PSD.