Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: PSD/Oeste preocupado com sector agrícola na região depois de reunir com empresários

PSD Oeste II

O PSD/Oeste promoveu uma reunião com alguns empresários agrícolas e concluiu que, no âmbito da situação económica gerada pela pandemia de Covid-19, regista-se na região uma preocupação generalizada no sector, em virtude da queda da procura interna, gerada pelo encerramento dos mercados locais e da restauração. Há também dificuldades em manter os canais abertos para a exportação, devido ao encerramento de fronteiras e agravamento do custo do transporte. Foram convidados para participar nesta reunião os empresários António Gomes (Biofrade - Lourinhã), Domingos Santos (Frutoeste - Cooperativa dos Hortofruticultores do Oeste da Azueira/Torres Vedras) e Vítor Napoleão (Quinta da Portucheira - Matacães/Torres Vedras).

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a comissão política do PSD/Oeste sublinha que estes “dois efeitos acumulados provocam um excesso de oferta, com consequente redução do preço de vendas e de rendimento aos produtores e a destruição de muita produção agrícola”. A estrutura social-democrata presidida por Duarte Pacheco conclui também que “a esta situação conjuntural soma-se a uma situação estrutural de dificuldades do sector, nomeadamente, decorrente da baixa execução do PDR 2030, que tem impedido os investimentos que o sector necessita e a pressão das grandes superfícies, que provocaram mesmo a prática de ‘dumping’ no produto (obrigando a vendas abaixo do valor de custo para escoar alguma produção)”.

Tendo em conta a análise dos empresários ouvidos pelo PSD/Oeste, que promoveu a reunião por teleconferência, concluiu-se que “as medidas já apresentadas pelo Governo têm sido nulas, muitas vezes com uma coerência duvidosa e que é necessário resolver os problemas estruturais do sector”. Nesse sentido, o PSD/Oeste vai transmitir estas preocupações ao Governo e promoverá, em breve, uma nova reunião na nossa região com deputados do partido que integram a Comissão de Agricultura da Assembleia da República.

O PSD/Oeste conclui o comunicado com um apelo para que todos os portugueses privilegiem a produção nacional nos seus consumos alimentares. Recorde-se que esta estrutura distrital social-democrata abrange os concelhos da Lourinhã, Torres Vedras, Cadaval, Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.

Texto: ALVORADA