Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torriense Ana Umbelino integra, pelo Oeste, lista de deputados do PS à Assembleia da República

Ana Umbelino PS TV 2025

A Federação Regional do Oeste do PS aprovou a autarca torriense Ana Umbelino para integrar a lista de deputados à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, em 16º lugar, cujas listas serão ratificadas esta noite em reunião magna do partido a realizar na sede nacional, em Lisboa. Têm assento na Comissão Política Nacional o presidente da FRO, Brian Silva, e a autarca lourinhanense Ana Jorge, ex-ministra da Saúde. Ana Umbelino é vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e presidente da Estrutura Federativa do Oeste das Mulheres Socialistas Igualdade e Direitos (MS-ID). O PS elegeu 15 deputados nas últimas eleições legislativas por Lisboa.

Em comunicado enviado esta quarta-feira ao ALVORADA, a FRO/PS informa que a aprovação dos candidatos para a lista de deputados pelo distrito às próximas eleições legislativas teve lugar na reunião da Comissão Política Federativa realizada no passado dia 24 de Março. Foram propostos três candidatos ao secretário-geral Pedro Nuno Santos e à Federação da Área Urbana de Lisboa. Para além de Ana Umbelino figura, em 31º, o cadavalense Rodrigo Silva, presidente da Juventude Socialista da FRO, e Guilherme Teixeirinha, presidente da JS de Alenquer, a ocupar em 50º lugar como suplente, na lista para deputados à Assembleia da República.

Citado no comunicado, o lourinhanense Brian Silva, presidente da FROS/PS, refere estar “satisfeito pela escolha de Ana Umbelino para ser a primeira escolha do Oeste a incluir a lista pelo Círculo Eleitoral de Lisboa”, tanto mais que “é uma figura conhecida na região, destacando-se pelo seu compromisso com o serviço público e pela defesa de políticas sociais inclusivas”. “Com uma formação académica sólida e uma carreira dedicada à gestão cultural e ao desenvolvimento local, a autarca torriense tem demonstrado competências notáveis em liderança e inovação. A sua experiência como vereadora na Câmara Municipal de Torres Vedras evidenciou a sua capacidade de implementar projectos que promovem a cultura e a participação cívica. Além disso, o seu envolvimento em iniciativas de cooperação internacional reflecte uma visão global e uma dedicação à promoção dos direitos humanos e da sustentabilidade. Estas qualidades fazem da candidata pelo Oeste a deputada com uma perspectiva abrangente e uma forte determinação em contribuir para o progresso social e económico do país e um olhar atento para as preocupações da Região Oeste”, conclui o político da Lourinhã. Sobre os restantes dois candidatos, Brian Silva elogia o percurso de Rodrigo Silva, “que tem vindo a acompanhar os problemas desta região, onde tem desenvolvido várias iniciativas em proximidade com as suas estruturas e entidades locais nos vários concelhos”. Sobre Guilherme Teixeirinha, reconhece que tem vindo a desenvolver actividades para a juventude do seu concelho “com o intuito de sensibilizar os jovens para as várias causas”.

Ainda segundo o presidente da FRO/PS - que abrange os municípios de Alenquer, Torres Vedras, Lourinhã, Sobral Monte Agraço e Cadaval - “é fundamental a presença de um deputado que conheça bem estes concelhos, as suas necessidades e revindicações”. Brian Silva destaca que “a presença de Ana Umbelino na lista de deputados pelo Círculo Eleitoral de Lisboa irá garantir a defesa e continuação dos trabalhos de vários projectos que não têm tido a melhor atenção pelos governantes, sendo fundamental voltar a colocar na agenda a construção do Hospital do Oeste que teve grandes avanços no anterior Governo com o ministro Manuel Pizarro, a defesa do Plano Nacional de Investimentos 2030 para a construção do IC11, a defesa das medidas de apoio à agricultura, agropecuária e fruticultura, a modernização da linha do Oeste, a habitação, o ambiente e a mobilidade”. 

Na última Comissão Política Federativa do PS/Oeste foi também votado o nome indicado pelo secretariado da federação para o cargo de vice-presidente, tendo sido eleito o dirigente torriense Artur Narciso, membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras. Foi proposta para directora de campanha a lourinhanense Catarina da Silva, membro da Assembleia Municipal da Lourinhã e secretária nacional das Mulheres Socialistas Igualdade e Direitos. Na mesma reunião, foram aprovados por unanimidade, os nomes dos candidatos às Câmaras Municipais da FRO: João Nicolau (Alenquer), João Reis (Cadaval), Brian Silva, (Lourinhã), Laura Rodrigues (Torres Vedras) e Fátima Estêvão (Sobral Monte Agraço).   

Texto: ALVORADA com comunicado da FRO/PS
Fotografia: Direitos Reservados