Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Empresas do Oeste com Portugal Fresh no certame internacional brasileiro Fruit Attraction São Paulo

Portugal Fresh generica

Cinco empresas da região Oeste estão representadas no ‘stand’ conjunto da Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal na Fruit Attraction São Paulo, que termina hoje na cidade brasileira. A Coopval - Cooperativa Agrícola dos Fruticultores do Cadaval, Ferreira da Silva - Importação e Expotação, SA (A-dos-Cunhados, Torres Vedras), Frutas DM - Sociedade Unipessoal, Lda (Atalaia, Lourinhã), Granfer (Usseira, Óbidos) e Grupo Luís Vicente (Freixofeira, Torres Vedras) procuraram reforçar os actuais negócios e parcerias e explorar novas oportunidades na América do Sul, geografia com elevado potencial de crescimento para as exportações portuguesas de frutas e legumes.

Esta participação na Fruit Attraction São Paulo reforça o nosso compromisso em expandir a presença dos produtos portugueses em mercados com potencial de crescimento. Esta é uma oportunidade única para fortalecer parcerias e abrir novas portas para o sector”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, citado num comunicado da organização enviado ao ALVORADA. A aposta na internacionalização tem sido uma prioridade da Portugal Fresh. A presença na Fruit Attraction São Paulo permite não só a promoção dos produtos nacionais, mas também a criação de oportunidades de negócio e colaborações com parceiros locais e internacionais.

O Brasil, terceiro maior produtor do mundo e maior mercado da América Latina, é o primeiro mercado para a Pêra Rocha e Maçã portuguesas. Em 2024, foi o 7º mercado mais importante para o sector, com 67 milhões de euros de exportações (dos quais 59 milhões de euros são frutas frescas), o que representa um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior. Em quantidade, registou-se também uma subida de 11% nas exportações. Fora da União Europeia, é o 2º mercado mais relevante para as frutas e legumes nacionais, atrás do Reino Unido.

A Portugal Fresh tem como missão promover a internacionalização e o crescimento do sector das frutas, legumes, flores e plantas ornamentais. Com uma forte presença em feiras internacionais e iniciativas de promoção, a associação tem desempenhado um papel fundamental na valorização dos produtos portugueses nos mercados externos.

A associação tem em curso o Projecto Conjunto de Internacionalização que prevê a realização de missões empresariais e acções de prospecção em novos mercados, a participação em feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do sector. O objectivo é abordar geografias com crescimento demográfico e concentração de consumidores muito atractivas do ponto de vista logístico e económico.  Apoiado pelo Portugal 2030 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projecto prevê um investimento global de 1.561.663,52 euros, financiado em 48,8% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objectivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

A Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal tem 112 sócios que representam cerca de 5000 agricultores. Criada em Dezembro de 2010, a sua missão é valorizar a origem 'Portugal' e as características dos produtos nacionais, para além de promover as frutas, legumes e flores nos mercados interno e externo.

Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia da Portugal Fresh