Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM pretende criar Portal de Indicadores e Comunicação com o Público

OesteCIM sede 10

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste vai criar um Portal de Indicadores e Comunicação com o Público, sendo a abertura da proposta de aquisição de serviços para o seu desenvolvimento um dos assuntos da reunião do Conselho Intermunicipal que vai decorrer esta quinta-feira, pelas 10h00, na sua sede, nas Caldas da Rainha.

Os 12 presidentes de câmara oestinos contam com uma ordem de trabalhos de nove pontos, destacando-se também a aprovação da proposta de abertura para a aquisição de serviços de consultadoria para a definição de políticas públicas para a Adaptação às Alterações Climáticas, Gestão de Riscos e Protecção Civil Intermunicipal, Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade. Os autarcas vão deliberar também sobre o relatório final para a aquisição de serviços de apoio técnico para a elaboração das Cartas Municipais de Habitação e Carta Supramunicipal de Habitação da Região Oeste, no âmbito do concurso público entretanto lançado pela OesteCIM.

Outra decisão a ser tomada nesta sessão passa pela proposta de abertura, no âmbito de uma consulta prévia, para a prestação de serviços para a disponibilização de uma solução de ‘software’ e de serviços de instalação e parametrização para a monitorização inteligente de redes de distribuição de água na nossa região. Também deverá ser aprovada a proposta de abertura, no âmbito de um procedimento de consulta prévia, para a integração de sistemas da OesteCIM (Gestão de Processos/BPM e Gestão de Processos de Capacitação/Academia do Oeste) com sistema de autenticação ‘Autenticacao.gov’ e certificado de atributos profissionais, assim como desenvolvimento de interoperabilidade entre estes sistemas.

Os autarcas vão igualmente designar um representante (membro efectivo e suplente) da OesteCIM na Comissão de Acompanhamento da InC2 - Iniciativa Nacional Cidade Circulares, um órgão responsável por supervisionar e orientar a implementação desta iniciativa, que visa apoiar e capacitar os municípios portugueses na transição para uma economia circular. Este órgão é composto por representantes de diversas entidades, entre as quais a Direcção-Geral do Território, as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, as Comunidades Intermunicipais e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

Para além de outros assuntos de interesse intermunicipal, será feito, como é habitual, o ponto da situação das ITI - Investimentos Territoriais Integrados Oeste, que envolve o desenvolvimento de projectos e investimentos apoiados por fundos comunitários e geridos pela CCDR Centro. 

Recorde-se que a OesteCIM é constituída pelos Municípios de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Cadaval.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)