GNR deteve homem em flagrante delito por pesca ilegal no concelho de Óbidos
- Categoria: Oeste
- 20/03/2025 22:09
Um homem de 37 anos foi identificado por pesca ilegal no Rio Arnónia, no concelho de Óbidos, informou hoje a GNR. O suspeito foi identificado no dia 14 por militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) das Caldas da Rainha, quando se encontrava "a recolher quatro redes de emalhar com pescado no seu interior, sem possuir a necessária licença de pesca profissional em águas marítimas".
Na mesma operação, os militares apreenderam 70 quilos de pescado, incluindo tainhas, robalos e caranguejos vivos, quatro redes de pesca, dois baldes de plástico e dois sacos de ráfia. Os exemplares capturados foram restituídos ao seu habitat natural e os equipamentos de pesca apreendidos foram devidamente destruídos.
Segundo a GNR, a infracção em causa é punível com uma coima que pode atingir o montante máximo de 50.000 euros. No seguimento da acção foi levantado um auto de contraordenação, tendo o respectivo processo sido remetido à entidade administrativa competente, o Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Lisboa da GNR.
“A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, tem como preocupação diária a protecção ambiental, apelando à denúncia de eventuais situações que a afectem. Para tal, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infracções ou esclarecimento de dúvida”, informa ainda a força de segurança.
Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia da GNR