Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Fardamento antigo da Valorsul transforma-se em cobertores para Centro Reabilitação da Comunidade Vida e Paz

Fardamento valorsul dadiva 2025

A Valorsul converteu meia tonelada de fardamento antigo em 60 cobertores, que foram doados a mais de meia centena de utentes do Centro de Reabilitação da Comunidade Vida e Paz, em Lisboa, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a economia circular. Em comunicado enviado ao ALVORADA, a empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e da região Oeste informa que, no último trimestre do ano passado, iniciou uma campanha interna para recolher fardamento com logotipos desactualizados ou que não cumpriam os requisitos de segurança.

No âmbito do seu compromisso com a economia circular e a sustentabilidade, a Valorsul empenhou-se em assegurar que o fardamento recolhido tivesse um destino ambientalmente responsável”, explica a empresa. Em parceria com a To Be Green - empresa especializada na reciclagem de têxteis que nasceu na Universidade do Minho com o objectivo em ajudar a reduzir o impacto que a moda tem no ambiente na perspectiva pós-consumo -, a Valorsul encaminhou para processamento o fardamento, que foi transformado em 60 cobertores de fibras recicladas, doados à Comunidade Vida e Paz, juntamente com 255 camisas, 38 casacos, 30 calças, 10 polos e 200 aventais, distribuídos a pessoas em situação de risco, previamente identificadas pela instituição.

A Valorsul tem um compromisso profundo com a economia circular, que se reflecte em acções concretas como esta. A transformação de fardamento antigo em mantas e a sua entrega à Comunidade Vida e Paz é um exemplo claro de como podemos dar uma nova vida aos materiais, contribuindo para o bem-estar social e ambiental. Ao garantir que os materiais que usamos têm um destino responsável, estamos a criar um futuro mais sustentável e solidário para todos”, destaca, nesse sentido, a CEO da Valorsul, Marta Neves.

Com cerca de 450 trabalhadores, a Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 15% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes, produzindo e exportando para a rede eléctrica 2% dos consumos domésticos nacionais. A empresa, na nossa região, é responsável pela exploração do Aterro Sanitário do Oeste, no concelho do Cadaval.

Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia da Valorsul