Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste de portas abertas para promover oferta formativa
- Categoria: Oeste
- 17/03/2025 17:19
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, é uma das 12 do Turismo de Portugal que abrem as portas esta semana através da ‘Open Week 2025’, com o objectivo de promover a oferta formativa junto das respectivas comunidades. Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Turismo de Portugal informa que estas escolas profissionais convidam todos os jovens, encarregados de educação, formadores, psicólogos de orientação vocacional e público em geral a visitar e a conhecer as escolas. Aulas abertas, workshops de bar, serviço de mesa, cozinha ou pastelaria, debates, visitas culturais, atividades de natureza e aventura, são algumas das iniciativas a decorrer em cada uma das 12 escolas e que são diversas e ajustadas a todo o público-alvo.
No caso da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, o programa foi repartido por esta segunda e amanhã, terça-feira, das 10h00 às 13h00, com a apresentação das suas ofertas formativas através de ‘workshop’s’ de cozinha e pastelaria e ainda, das 14h00 às 18h00, dos ‘workshop’s’ de padaria e bar. Na quinta e sexta está presente na organização do Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal e entre sexta e domingo no Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, com aulas abertas.
Também participam na ‘Open Week’ grupos de alunos de diversas escolas que pretendem conhecer a formação em hotelaria e turismo, bem como, profissionais de outros sectores de actividade que ponderam uma nova carreira profissional na área do turismo.
“Com a missão de contribuir para a qualificação dos recursos humanos do sector, as Escolas do Turismo de Portugal dão formação inicial aos jovens e formação continua e executiva aos profissionais do sector, recorrendo também, em muitos casos, à sua Academia Digital”, refere ainda o comunicado.
A Open Week decorre anualmente em Março, antecedendo a abertura das candidaturas para o novo ano lectivo.
A rede escolar do Turismo de Portugal, composta por 12 Escolas de Hotelaria e Turismo espalhadas de norte a sul do país (Viana do Castelo, Porto, Douro/Lamego, Coimbra, Portalegre, Oeste, Lisboa, Estoril, Setúbal, Algarve, Portimão e Vila Real de Santo António), é única no mundo, reconhecida e premiada internacionalmente, além de certificada pela Organização Mundial do Turismo. Com foco na formação profissional, a rede aposta na qualificação e no desenvolvimento das competências dos actuais e futuros profissionais, formando mais de 3 mil alunos e 10 mil profissionais por ano. “As Escolas do Turismo de Portugal estimulam a inovação e o empreendedorismo, disponibilizando condições técnicas e conhecimento especializado às empresas, promovendo a literacia digital, inclusão e sustentabilidade no sector do turismo”, conclui o comunicado.