Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista nova subida com doentes em Alenquer e Lourinhã e casos curados em Caldas e Alenquer

Covid 19 7

A região Oeste continua a ver subir o número de doentes infectadas: registaram-se mais nove casos: Alenquer (8) e Lourinhã (1). Ao invés, regista-se a recuperação total de apenas dois doentes no concelho de Alenquer e das Caldas da Rainha. São agora 67 os casos activos na nossa região. Segundo o boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a contabilidade regista 217 casos da Covid-19 registados na região, sendo que 141 doentes recuperaram e nove perderam a vida.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região é o seguinte: Alenquer (37), Alcobaça (10), Caldas da Rainha (7), Arruda dos Vinhos (5), Sobral de Monte Agraço (2), Cadaval (2), Torres Vedras (1), Peniche (1), Lourinhã (1) e Bombarral (1). Os concelhos da Nazaré e de Óbidos continuam sem casos de doentes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, segundo informação disponibilizada pela autarquia a partir da colheita dos dados estatísticos, de acordo com a ARSLVT e o Controlo da Situação Epidemiológica, surgiu um novo caso activo. Há nove (inalterado) doentes curados. A informação da Delegada de Saúde, remetida ao ALVORADA pela autarquia, refere que há quatro pessoas (inalterado) em vigilância passiva, há 12 (mais 10) pessoas (inalterado) em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 11 (menos quatro) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 23 (mais seis) em isolamento. Há duas pessoas (inalterado) a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 52 (mais um) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 10 (mais um) casos confirmados.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que continua com um caso activo, que se encontra a ser acompanhado pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 43 casos (inalterado) confirmados, dos quais 42 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são 13 (mais quatro) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 30 (inalterado) contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. O doente tem residência na Freguesia de Ponte do Rol.

O concelho do Bombarral tem um caso positivo. Trata-se do quinto doente confirmado com o novo coronavírus. Há três doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há uma (inalterado) pessoa em vigilância. A autarquia não avança hoje dados oficiais.

De acordo com a Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, continua um caso activo localizado na freguesia de Peniche. Recorde-se que foi neste concelho que se registou o primeiro óbito na região Oeste. Há oito (inalterado) doentes que recuperaram. Estão ainda 15 (mais sete) pessoas em quarentena sob vigilância das autoridades. O CDOS de Leiria refere que há 39 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que se registaram, nas últimas 24 horas, nove novos casos, elevando para 37 os doentes infectados com o novo coronavírus, dado que, simultaneamente, há a assinalar a recuperação de um doente. “Todos os novos infectados estão confinados em casa e sob vigilância médica”, assegura a autarquia. Os doentes estão assim distribuídos: um infectado na União de Freguesias de Alenquer; 32 infectados na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; cinco infectados noutros pontos do concelho. Há 18 (mais um) doentes recuperados. Total de 55 casos confirmados desde o início da pandemia.

O concelho do Cadaval continua com dois casos e a recuperação do único doente que ainda estava infectado. A contabilidade regista sete doentes recuperados e nove casos confirmados. A autarquia nada reporta esta quinta-feira.

O concelho de Alcobaça regista 10 (inalterado) doentes infectados. Há 27 doentes recuperados e um óbito. A autarquia não presta hoje nenhuma informação. O CDOS de Leiria revela que 46 (menos seis) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua sem qualquer caso. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há oito (mais um) casos em vigilância pelas autoridades. A autarquia anunciou que realizar testes ao Covid-19 aos pescadores da Nazaré. “São realizados mais de 150 testes, sem custos para a comunidade”, informa a edilidade.

O concelho de Arruda dos Vinhos continua com cinco doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e três doentes recuperados. A autarquia não dá hoje qualquer informação sobre o assunto.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua com dois casos positivos. O boletim da situação epidemiológica dá hoje conta de sete (inalterado) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), nove (mais quatro) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de medicina geral e familiar), 16 (mais quatro) pessoas em isolamento e quatro (inalterado) pessoas em vigilância passiva.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica alterou-se com a redução para sete (menos um) os casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 32 casos confirmados (inalterado), 22 (mais um) recuperados e três óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 52 (menos quatro) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. A Câmara Municipal, sobre a situação epidemiológica, replica o ‘post’ do Facebook da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela estão cinco (menos cinco) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA.