BTL 2025 arrancou esta quinta-feira com presença do Oeste no pavilhão da Turismo Centro de Portugal
- Categoria: Oeste
- 12/03/2025 22:36
A Turismo Centro de Portugal (TCP) deu hoje início à sua participação na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa 2025 no stand 1A03, no Pavilhão 1 da FIL, onde estão representadas as diferentes CIM’s, entre as quais a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que representa 12 municípios.
Em comunicado enviado ao ALVORADA, a TCP sublinha que o destaque maior do primeiro dia do ‘stand’ foi a apresentação do projecto ‘Estradas com História’, que destaca a riqueza de duas estradas icónicas da região, transformando-as em eixos de descoberta cultural, patrimonial e gastronómica: a EN16, entre Aveiro e Vilar Formoso, e a EN17, conhecida como Estrada da Beira, entre Coimbra e Celorico da Beira. Está prevista a criação de roteiros turísticos, desenvolvimento de sinalização, capacitação de agentes locais e uma ampla campanha de promoção das duas estradas. A apresentação do projecto contou com uma intervenção de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, que enalteceu o crescimento continuado, ao longo dos anos, do Centro de Portugal enquanto destino turístico de referência. Também presente, Rui Ladeira, secretário de Estado das Florestas, destacou a importância deste projecto estruturante para a região.
Antes disso, às 16h00, decorreu a cerimónia de abertura oficial do stand da Turismo Centro de Portugal, momento em que a vice-presidente Anabela Freitas apresentou a Estratégia de Promoção para 2025. O evento incluiu também a apresentação de Leiria como Município Convidado da BTL 2025, em que Gonçalo Lopes, presidente do executivo municipal, deu conta da dinâmica turística e cultural da cidade.
A tarde ficou marcada pela apresentação de vários projectos. Foi o caso da Centro de Portugal Film Commission, uma aposta estratégica na promoção da região como destino de filmagens para produções nacionais e internacionais.
“De notar que, durante todo o dia, o stand da TCP foi visitado por personalidades políticas, de que são exemplo o Ministro da Economia, Pedro Reis, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, o candidato presidencial Marques Mendes e outros dirigentes do sector turístico”, destaca ainda o comunicado.
A programação está disponível em www.turismodocentro.pt.
O Município da Lourinhã, na sua representação no certame, “para além da promoção de toda a oferta turística do território, dará destaque ao enoturismo, na sequência da aposta da CIM Oeste na promoção desta oferta da nossa região”, frisou uma fonte da autarquia ao ALVORADA. No âmbito do programa de animação, a edilidade marcou neste dia da abertura, entre as 14h00 e as 15h00, através da Adega Cooperativa da Lourinhã, com uma Prova de Aguardente DOC Lourinhã, acompanhado da Tarte Dª Isabel, lançada no Festival da Abóbora de 2018 e confeccionada pela empresa Doce Lourinhã, da pasteleira Sílvia Baptista. Na sexta-feira haverá prova de vinhos promovida pela Adega d’Arrocha, de Ribamar.
A BTL decorre de 12 a 16 de Março, com os dois primeiros dias reservados a profissionais (10h00-19h00). O público em geral pode visitar a feira a partir das 17h00 do terceiro dia e nos últimos dois dias, das 12h00 às 23h00 (domingo encerra às 20h00).
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país, abrangendo 100 municípios, entre os quais os 12 que pertenciam à extinta Região de Turismo do Oeste.
Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia do TCP