Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

‘Oceans Film Fest’ realiza-se entre os dias 14 e 27 deste mês na ESTM de Peniche

ESTM 1

A ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, do Politécnico de Leiria, vai promover entre 14 e 27 deste mês a segunda edição do Oceans Film Fest, um festival internacional de cinema dedicado à diversidade e valor dos oceanos em todas as suas vertentes - científica, cultural, artística, turística e etnográfica. Dinamizado em parceria com a CPFC - Centro de Portugal Film Commission e o apoio do Festival ART&TUR, o Oceans Film Fest realiza-se nas instalações da instituição junto ao Cabo Carvoeiro, em Peniche. Segundo um comunicado da instituição enviado hoje ao ALVORADA, o festival, que conta com filmes de países dos cinco continentes e um júri de reconhecido mérito, pretende posicionar-se como um evento único, capaz de reunir talentos e produções que reflectem a diversidade dos oceanos.

Com raízes firmes na excelência e na visão do Festival ART&TUR, o Oceans Film Fest assume-se como um evento inovador e inspirador, que exalta a temática dos oceanos e promove o poder transformador do cinema. Este festival internacional celebra a criatividade e a diversidade, reunindo talentos e produções audiovisuais de todas as partes do mundo para mostrar a riqueza e o valor dos oceanos, não apenas como um recurso natural, mas como um legado cultural, científico e artístico indispensável”, afirma Sérgio Leandro, director da ESTM e presidente da comissão organizadora do Oceans Film Festival 2025, citado no comunicado.

As categorias a concurso na segunda edição do festival são: ‘Filmes Promocionais’, que visam a promoção de um determinado produto, serviço ou território; ‘Filmes Educativos’, que objectivam a divulgação de novas ideias ou a partilha de conhecimento com o público; ‘Documentários e Reportagens Televisivas’, que forneçam informação sobre um determinado assunto relacionado com os oceanos.

O júri do festival é constituído por Luís Quinta, produtor e realizador, Nuno Vasco Rodrigues, biólogo marinho e videógrafo, Paulo Fajardo, produtor e realizador, Dörte Schneider Garcia, certified green consultant, e ainda pelos professores do Politécnico de Leiria, Fernanda Oliveira, Sofia Teixeira Eurico, Tânia Guerra, Daniela Amorim, Paula Cardoso e Maria Natália Santos.

A abertura do festival está agendada para sexta-feira, dia 14, a partir das 21h00, no Clube Recreativo Penichense, com a exibição dos filmes a concurso. O anúncio dos filmes vencedores e a entrega dos prémios acontece no dia 22, sábado, num evento que conta com a presença da secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão. A decorrer no Clube Recreativo Penichense, a partir das 21h00, tem ainda a participação do cineasta Miguel Costa.

A programação do Oceans Film Fest inclui ainda uma sessão temática sobre ‘Literacia dos Oceanos’, no dia 27, quinta-feira, na Escola Secundária de Peniche, pelas 10h00. Com uma duração aproximada de três horas, a sessão prevê ainda a exibição de filmes vencedores do prémio ‘Mário Ruivo’.

Além de proporcionar a oportunidade de vivenciar produções cinematográficas inspiradoras, o festival reforça valores essenciais como a cidadania, a sustentabilidade e a paz. Acreditamos que o cinema é uma poderosa ferramenta para sensibilizar e inspirar, promovendo mudanças significativas. Que este festival seja uma experiência enriquecedora e marcante para todos os participantes, e que reforce o nosso compromisso com a protecção e celebração dos nossos oceanos”, conclui Sérgio Leandro.

A organização do Oceans Film Festival conta também com a parceria do Município de Peniche, Peniche Surfing Clube e ONDA, o apoio institucional da Secretaria de Estado do Turismo, Secretaria de Estado do Mar, Direcção-Geral de Política do Mar, Meo Rip Curl Pro Portugal, Surf Rider Foundation, Smart Ocean, MARE, CiTUR e HUB Azul Portugal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)