Achados paleontológicos georreferenciados na região Oeste por associação científica de Torres Vedras
- Categoria: Oeste
- 27/02/2025 19:59
Investigadores da Sociedade de História Natural de Torres Vedras desenvolveram um Sistema de Informação Geográfica aplicado à paleontologia para georreferenciar os seus achados de dinossauro, foi hoje revelado.
O sistema “contém todos os dados de 320 jazidas ao longo da costa entre Mafra e Nazaré”, donde foram extraídos fósseis de dinossauro que têm vindo a estudar, disse à agência Lusa o director do laboratório da sociedade, Bruno Silva.
Trata-se de uma ferramenta de trabalho que vai permitir aos investigadores monitorizar e melhor proteger os achados ainda por escavar. “Vai permitir ver com precisão as jazidas próximas do mar que estejam em perigo de desaparecimento devido à erosão das arribas e ir a campo fazer trabalho”, exemplificou.
O Sistema de Informação Geográfica aplicado à paleontologia resultou de um trabalho de investigação desenvolvido por André Mano.