OesteCIM colabora com Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária no combate ao fogo bacteriano que dizima pomares na região
- Categoria: Oeste
- 12/02/2025 23:02
A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste vai assinar um contrato interadministrativo de colaboração com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária no âmbito do combate ao ‘Fogo Bacteriano’, uma doença incurável causada por uma bactéria que está a destruir os pomares de pêra rocha do Oeste.
Este é um dos temas que os 12 autarcas do Oeste vão discutir e aprovar na reunião extraordinária do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, agendada para esta manhã de quinta-feira na sede da instituição intermunicipal nas Caldas da Rainha. Outro ponto em análise é a Conferência Oeste Summit, que vai realizar-se no próximo dia 13 de Março, no auditório da FIL em Lisboa.
Na ordem de trabalhos com 10 pontos, que o ALVORADA teve acesso, vai ser aberto o procedimento de ajuste directo para a aquisição de Serviços de Assessoria ao Projecto Piloto para a Implementação de um Sistema de Transporte Flexível na região Oeste. Outro assunto importante é a proposta de adjudicação por procedimento de ajuste directo, em função do critério material, para a aquisição de serviços para a implementação do PISA for Schools na Comunidade Intermunicipal do Oeste. Trata-se do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos, que tem como objectivo essencial avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as competências que têm a Matemática, Leitura e Ciências, face a problemas que os colocam perante situações de contexto real. “Este projecto é na sua essência o devolver às escolas todo o potencial da informação associada ao PISA, capacitando-as para desenvolverem estratégias de melhoria dos resultados de aprendizagem dos seus alunos”, refere a instituição na sua página oficial.
Os autarcas vão ainda votar a acção de plantação no Pinhal de Peniche, Mata Nacional do Valado e Alvas de Pataias, no âmbito do Protocolo da OesteCIM com o Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas e a ALTRI, uma empresa portuguesa líder na produção renovável de fibras celulósicas e que gere mais de 90 mil hectares de floresta totalmente certificada. Esta iniciativa pretende assinalar o Dia Internacional da Floresta e Dia Nacional da Árvore (21 de Março), no âmbito do projecto de ‘Promoção da biodiversidade e resiliência de espaços florestais’.
Vai ser ainda votada a proposta de adjudicação para a aquisição de licenças para software de produção e abordada a situação dos ITI_Oeste - Instrumentos Territoriais Integrados, no âmbito das Estratégias Integradas de Desenvolvimento Territorial no período 2021-2027, terminando a reunião com Outros Assuntos de Interesse Intermunicipal.
Texto: ALVORADA