Unidade Local de Saúde do Oeste investe quase 800 mil euros na conservação do Hospital das Caldas da Rainha
- Categoria: Oeste
- 12/02/2025 17:43
A ULSO - Unidade Local de Saúde do Oeste vai avançar, em 2026, com a recuperação e conservação de fachadas e coberturas do Hospital das Caldas da Rainha, após a aprovação da candidatura ao Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial (FRCP/ESTAMO). Prevê-se que esta obra decorra durante o ano de 2026.
Em comunicado enviado ao ALVORADA, a ULSO informa que o investimento será de 784.263,99 euros, sendo que beneficia de uma taxa de comparticipação de 80% da despesa elegível, ou seja, 627.411,19 euros, financiada pelo Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial.
Segundo a ULSO, “as intervenções a realizar têm o objectivo de garantir a segurança, funcionalidade e a preservação da estrutura. Esta obra incluirá diversas intervenções que irão melhorar a durabilidade do edificado da unidade hospitalar, sem comprometer o seu normal funcionamento”. No que diz respeito à recuperação e conservação das coberturas, serão feitas limpezas e substituídas telhas em coberturas inclinadas, limpeza e impermeabilização de caleiras/algerozes, assim como realizadas picagens de superfícies deterioradas. Por outro lado, as fachadas serão limpas e pintadas, assim como serão eliminadas as eflorescências salinas. Será igualmente, em alguns casos, realizada a reabilitação energética das fachadas com isolamento térmico, assim como, posteriormente, aplicada uma camada de regularização e acabamento.
Ainda segundo o organismo oestino tutelado pelo Ministério da Saúde, “este conjunto de intervenções visa melhorar a eficiência energética do hospital, garantir a impermeabilidade das fachadas e coberturas, e manter a estrutura do edifício em condições adequadas de segurança e estética, contribuindo para o conforto e bem-estar de todos os profissionais e utentes do hospital”.
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de Janeiro de 2024 e numa única entidade, o Centro Hospitalar do Oeste (que gere os hospitais públicos das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras), o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.