Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste: ‘Centro 2030’ vai apoiar empresas que invistam na economia circular

CCDR Centro 1

O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso, com uma dotação de dez milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para financiar investimentos das empresas focados na economia circular. Este concurso abrange os 12 concelhos que integram a área da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O concurso visa apoiar as pequenas e médias empresas (PME) em investimentos centrados na reintegração de materiais (resíduos) na produção de novos produtos ou no desenvolvimento de novos processos mais ajustados aos princípios da concepção eficiente e sustentável, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.

Num comunicado enviado à agência Lusa, aquela entidade afirmou que estão ainda contemplados os investimentos na redução do consumo de matérias-primas, na adopção de novos modelos de negócio que promovam a circularização, nomeadamente assentes em lógicas 'product-as-a-service' ou na adopção de práticas de comércio electrónico inovadoras que optimizem os circuitos logísticos.

Estes investimentos inserem-se no objectivo do Programa Centro 2030 de promover a transição para uma economia circular e eficiente na utilização dos recursos, apoiando a transformação da estrutura produtiva regional, tornando-a mais eficiente e sustentável, e por essa via também mais competitiva.

O intuito é mobilizar as empresas da região para o desafio da circularidade, afirmou a presidente da CCDR do Centro, Isabel Damasceno, acrescentando que as estratégias empresariais e as simbioses industriais são um dos principais eixos da Agenda Regional de Economia Circular.

Segundo a responsável, “muito trabalho tem sido feito para sensibilizar e mobilizar a região e em particular as entidades públicas”. “Importa agora agir junto das empresas, criando instrumentos de apoio que lhes permitam dar esse contributo para o futuro da região Centro”, defendeu.

Texto: ALVORADA com agência Lusa