AGEO fecha acordo para integrar municípios de Alenquer e Óbidos no Geoparque Oeste
- Categoria: Oeste
- 03/02/2025 19:02
A AGEO - Associação Geoparque Oeste vai formalmente avançar com o processo de alargamento para integrar os Municípios de Alenquer e Óbidos, para que se juntem ao território reconhecido como Geoparque Mundial da UNESCO e que integra Alenquer, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras. Para o efeito foi assinado o Memorando de Entendimento do Geoparque Oeste pelos oito presidentes de câmara oestinos com o objectivo de estabelecer “os termos de cooperação dos municípios, no âmbito da dinamização do Geoparque Oeste (GO), da sua estrutura de gestão e da sua candidatura de alargamento”, refere num comunicado enviado ao ALVORADA. Este documento surge no âmbito do processo de alargamento que o Geoparque Oeste está a preparar, com o objectivo também de integrar uma área costeira, incluindo o arquipélago das Berlengas.
Trata-se de um passo esperado após os dois municípios terem manifestado interesse em integrar a AGEO e, no caso de Óbidos, é um regresso ao projecto inicial. Recorde-se que o município obidense integrou o grupo da candidatura a aspirante a geoparque, mas depois optou por desvincular-se durante o mandato do então presidente de câmara Humberto Marques. Foi com o seu sucessor, Filipe Daniel, que a reintegração na AGEO teve início.
No comunicado, a AGEO informa que nas próximas semanas os Municípios de Alenquer e Óbidos irão ter nos seus territórios sessões públicas de apresentação do Geoparque Oeste, com o objectivo de dar a conhecer a proposta de desenvolvimento territorial a que se pretendem associar, mas também sensibilizar empresas, associações e comunidades locais em geral para a temática dos Geoparques Mundiais da UNESCO. A sessão em Alenquer está já agendada para o próximo dia 6, quinta-feira, pelas 17h00, nos Paços do Município, não tendo sido anunciada a data para a sessão em Óbidos.
Foi ainda assinada pelos autarcas a Carta de Compromisso para a Defesa do Património Geológico, que pretende formalizar o empenho das oito autarquias ao nível da geoconservação e preservação do património geológico integrado do Geoparque Oeste.
Para João Serra, representante do Município da Lourinhã na presidência da direcção da AGEO, “este momento é crucial para o processo de alargamento do território do Geoparque Oeste, mas também para a implementação de uma estratégia cada vez mais integradora na região Oeste, já que dos 12 municípios, 8 já integram a AGEO”. A assinatura destes dois documentos representa “o compromisso indelével” destas autarquias na prossecução do Geoparque Oeste enquanto estratégia de desenvolvimento territorial alicerçada na chancela de Geoparque Mundial da UNESCO.