Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: OesteCIM coloca em funcionamento esta terça-feira uma linha de apoio a empresas e famílias

atendimento oestecim

A OesteCIM – Comunidade Intermunicipal do Oeste abre esta terça-feira a linha de atendimento a famílias e empresas da região, uma iniciativa que resulta do impacto no sector empresarial e na vida das famílias oestinas devido ao novo coronavírus.

Trata-se do Projecto 'Oeste +Empresas' que tem por principal objectivo apoiar o sector empresarial na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta à Covid-19, anunciou em comunicado enviado ao ALVORADA a instituição que reúne os 12 municípios do Oeste. A Linha de Atendimento a Famílias e Empresas da Região Oeste tem o número 800 100 231, estando disponível nos dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00.

Este gabinete oficial terá uma vocação de apoio empresarial e, em parceria com a consultora Deloitte e a Nova IMS - Universidade NOVA de Lisboa, irá disponibilizar informação prática ao nível das obrigações fiscais, incentivos, direito do trabalho, contabilidade, créditos, operações, entre outras matérias. Esta Linha de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas do Oeste ‘Oeste +Empresas’, suportada por um Gabinete de Apoio Especializado, surge assim, segundo a OesteCIM, “da urgência na procura de respostas adequadas e em tempo útil que permitam aos empresários da região Oeste assegurar a continuidade de negócio e ajudar na sua recuperação”.

À semelhança do impacto no sector económico, os autarcas consideram também as famílias da região Oeste poderão sentir dificuldades acrescidas e necessitar de apoio, nomeadamente de respostas relativamente aos desafios com que são confrontadas neste contexto pandémico. Para tal, a OesteCIM decidiu criar a Linha de Apoio às Famílias ‘Oeste +Famílias’. Esta linha destina-se a famílias em situação de dificuldade e pretende disponibilizar informação prática ao nível de moratórias, Segurança Social, direitos do consumidor, entre outras matérias.

Para a OesteCIM, “a crise provocada pela Covid-19 está a ter fortes repercussões no tecido económico e na sociedade, com diversos sectores em ‘shut-down’ total ou parcial. Alinhados com as medidas de apoio já divulgadas pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, nomeadamente a criação da loja virtual ‘Oeste +Mercado’, cujo objectivo passa por conciliar a oferta da região com a procura, surgem os projetos ‘Oeste +Empresas’ e ‘Oeste +Famílias’".

Recorde-se que a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste é composta pelos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Texto: ALVORADA.