Boia costeira da Nazaré regista altura máxima de 17 metros revela Instituto Hidrográfico
- Categoria: Oeste
- 29/01/2025 16:23
A boia costeira da Nazaré registou uma altura máxima de 17 metros, na madrugada de terça-feira, devido ao agravamento do estado do mar com a passagem da depressão Hermínia, informou hoje o Instituto Hidrográfico.
O registo, efectuado através da rede de boias do sistema Monizee, demonstrou que, entre sábado e terça-feira, “com a passagem da depressão Hermínia, observou-se um agravamento do estado do mar na costa noroeste de Portugal Continental, nomeadamente nas boias localizadas em Leixões e Nazaré”.
Segundo o Instituto Hidrográfico, os restantes valores máximos de altura de onda foram observados na boia oceânica de Leixões, com 15 metros de altura máxima e 9,5 metros de altura significativa, na noite de segunda-feira e, nessa mesma noite, com 16,2 metros de altura máxima e nove metros de altura significativa na boia costeira de Leixões, no distrito do Porto.
Já a boia oceânica da Nazaré registou 15,6 metros de altura máxima e 9,4 metros de altura significativa, na madrugada de terça-feira. A boia costeira desta vila oestina registou ainda 9,9 metros de altura significativa, na noite de segunda-feira.
Actualmente, o Instituto Hidrográfico mantém em operação, no quadro do sistema Monizee (https://www.hidrografico.pt/iprojeto/3), um conjunto de redes de monitorização do oceano costeiro ao largo de Portugal Continental. Designadamente redes de monitorização ‘in situ’ (boias multiparamétricas, boias ondógrafo direccionais e estações maregráficas costeiras) - que medem diversos parâmetros oceanográficos e meteorológicos no local onde se situam os equipamentos de medida - e redes de monitorização remota (estações radar HF costeiras) - que medem os parâmetros oceanográficos (velocidade da corrente e agitação marítima) de interesse em áreas marítimas adjacentes.
As condições do mar podem ser acompanhadas na páginahttps://geomar.hidrografico.pt ou na App Hidrografico+.