Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Programa de telemonitorização de doentes arranca em Óbidos

Municipio Obidos logo novo

Os utentes dos serviços de saúde do concelho de Óbidos vão dispor de telemonitorização, no âmbito de um protocolo entre a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) e o município que irá fornecer os equipamentos.

O Município de Óbidos “vai fornecer 100 equipamentos com a função SOS, detecção de quedas e monitorização da actividade do utilizador e 50 relógios/pulseiras para monitorização de actividade física”, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS).

Estes equipamentos, cedidos ao abrigo de um protocolo assinado, a 23 de Janeiro, pelas duas instituições, vão permitir implementar o 'Programa Telemonitorização eSaúde - Óbidos'.

Segundo a ULS, o programa assenta em “soluções digitais inovadoras”, que terão “impacto directo na qualidade e eficiência dos serviços médicos prestados à população local”.

Em comunicado, a ULS explicou que “a iniciativa tem como objectivo optimizar o acompanhamento de pacientes, facilitando a monitorização à distância e permitindo um tratamento mais personalizado e eficaz”.

Os equipamentos de monitorização à distância “complementarão os cuidados médicos tradicionais”, contribuindo para “um sistema de saúde mais eficiente, inclusivo e sustentável”.

Contactada pela agência Lusa a administração da ULS do Oeste informou que o programa irá iniciar-se assim que forem entregues os equipamentos, "cujo procedimento de aquisição está a ser tratado pela câmara de Óbidos".

Esta parceria entre a ULS do Oeste e o Município de Óbidos “reflecte um compromisso conjunto em promover a saúde e o bem-estar da comunidade, através de acções colaborativas que melhoram a qualidade de vida e fortalecem o acesso a cuidados de saúde de excelência”, conclui o comunicado da ULS do Oeste.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde Janeiro de 2024, numa única entidade, o Centro Hospitalar do Oeste, os Agrupamentos de Centros de Saúde do Oeste Norte e do Oeste Sul, integrando os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral e Peniche, no distrito de Leiria, e da Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras e Sobral Monte Agraço, no distrito de Lisboa. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².

Texto: ALVORADA com agência Lusa