ULS do Oeste abre recrutamento concursal por cinco dias para oito médicos de sete especialidades
- Oeste
- 10/01/2025 19:16
Foi hoje publicado em Diário da República o aviso de abertura dos procedimentos concursais para recrutamento de oito médicos para a área hospitalar da ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste, revelou a instituição pública nas redes sociais. O ALVORADA já tinha noticiado na quarta-feira esta contratação, faltando a publicação do depacho oficial para se dar início ao processo. Na ocasião, um comunicado da ULS do Oeste dava conta de que “de acordo com a legislação, a abertura dos procedimentos concursais para as áreas de Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública será da competência do Conselho Directivo da ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde, I.P]. A área Hospitalar ficará sob a responsabilidade da própria ULS do Oeste”, adianta o comunicado.
O Ministério da Saúde já tinha revelado que decidiu atribuir oito vagas para novos médicos nas seguintes especialidades médicas: Ginecologia/Obstetrícia (1 vaga); Medicina Interna (1 vaga); Neurologia (1 vaga); Ortopedia (1 vaga); Patologia Clínica (1 vaga); Psiquiatria (2 vagas); Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1 vaga). Os candidatos têm cinco dias para poderem candidatarem-se às vagas, podendo pedir esclarecimentos pelo endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
A ULS do Oeste gere os três hospitais públicos na nossa região localizados nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, assim como os ACES - Agrupamentos dos Centros de Saúde Oeste Norte (Caldas da Rainha, Peniche, Óbidos e Bombarral) e ACES Oeste Sul (Lourinhã, Cadaval, Mafra, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço).
Na segunda-feira, a ULS do Oeste informou que acolheu 34 médicos internos, que escolheram a instituição para completarem o seu processo de formação médica, 19 da Formação Geral e 15 da Formação Especializada nas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (2), Medicina Geral e Familiar (5), Ortopedia (1), Pediatria (2), Pneumologia (1) e Psiquiatria (1). Destaque para a especialidade de Psiquiatria que recebe pela primeira vez um médico interno.
O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objectivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respectiva área de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam pelos Serviços Hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral e pelos Cuidados de Saúde Primários - Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de quatro a seis anos, dependendo da área de especialidade.
Texto: ALVORADA