Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ULS do Oeste abre recrutamento concursal por cinco dias para oito médicos de sete especialidades

ULS Oeste logo

Foi hoje publicado em Diário da República o aviso de abertura dos procedimentos concursais para recrutamento de oito médicos para a área hospitalar da ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste, revelou a instituição pública nas redes sociais. O ALVORADA já tinha noticiado na quarta-feira esta contratação, faltando a publicação do depacho oficial para se dar início ao processo. Na ocasião, um comunicado da ULS do Oeste dava conta de que “de acordo com a legislação, a abertura dos procedimentos concursais para as áreas de Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública será da competência do Conselho Directivo da ACSS [Administração Central do Sistema de Saúde, I.P]. A área Hospitalar ficará sob a responsabilidade da própria ULS do Oeste”, adianta o comunicado.

O Ministério da Saúde já tinha revelado que decidiu atribuir oito vagas para novos médicos nas seguintes especialidades médicas: Ginecologia/Obstetrícia (1 vaga); Medicina Interna (1 vaga); Neurologia (1 vaga); Ortopedia (1 vaga); Patologia Clínica (1 vaga); Psiquiatria (2 vagas); Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1 vaga). Os candidatos têm cinco dias para poderem candidatarem-se às vagas, podendo pedir esclarecimentos pelo endereço electrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A ULS do Oeste gere os três hospitais públicos na nossa região localizados nas Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, assim como os ACES - Agrupamentos dos Centros de Saúde Oeste Norte (Caldas da Rainha, Peniche, Óbidos e Bombarral) e ACES Oeste Sul (Lourinhã, Cadaval, Mafra, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço).

Na segunda-feira, a ULS do Oeste informou que acolheu 34 médicos internos, que escolheram a instituição para completarem o seu processo de formação médica, 19 da Formação Geral e 15 da Formação Especializada nas especialidades de Cirurgia Geral (2), Ginecologia/Obstetrícia (1), Medicina Interna (2), Medicina Geral e Familiar (5), Ortopedia (1), Pediatria (2), Pneumologia (1) e Psiquiatria (1). Destaque para a especialidade de Psiquiatria que recebe pela primeira vez um médico interno.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objectivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respectiva área de especialização. No primeiro ano, designado por Formação Geral, os médicos passam pelos Serviços Hospitalares de Medicina Interna, Pediatria e Cirurgia Geral e pelos Cuidados de Saúde Primários - Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública. No que respeita à Formação Especializada, pode ter a duração de quatro a seis anos, dependendo da área de especialidade.

Texto: ALVORADA