Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade constituída formalmente em Peniche a 1 de Fevereiro

Museu Fortaleza de Peniche

A Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche, vai eleger os primeiros órgãos sociais na Assembleia Geral Constituinte que está agendada para o próximo dia 1 de Fevereiro. Num comunicado enviado ao ALVORADA pela Comissão Instaladora, os sócios fundadores informam que o acto eleitoral está marcado para as 15h00, no auditório do Edifício Cultural do Município de Peniche.

Nesta primeira assembleia geral serão votados os estatutos, eleitos os órgãos sociais e tratados outros pontos relevantes à constituição formal da associação. As propostas de listas candidatas aos órgãos sociais devem ser submetidas até ao próximo dia 15, de acordo com as condições definidas na proposta de estatutos que, entretanto, foi distribuída aos associados. Para a Mesa da Assembleia Geral serão indicados três membros efectivos, podendo juntar-se um ou dois suplentes. Já a Direcção será constituída, no mínimo, por cinco membros efectivos e no máximo nove sócios, incluindo suplentes. Por fim, em relação ao Conselho Fiscal, terá três membros efectivos, podendo juntar-se um ou dois suplentes.

A eleição será presencial, mediante apresentação de um documento de identificação válido e sem votos por correspondência. Nesse dia, poderão ser formalizadas novas adesões, permitindo aos novos sócios participar e votar na Assembleia Geral”, esclarece o comunicado, que sublinha que se trata de “um marco decisivo” para a instituição.

Para mais informações, todos os interessados poderão contactar a Comissão Instaladora através de correio electrónico para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

De âmbito multidisciplinar, o Museu Nacional Resistência e Liberdade tem como missão investigar, preservar e comunicar a memória da Resistência ao regime fascista português, a partir dos testemunhos e experiências daqueles e daquelas que lutaram pela Liberdade e pela Democracia, tendo sido inaugurado na Fortaleza de Peniche - onde funcionou a cadeia política do Estado Novo - a 25 de Abril de 2019, no âmbito das celebrações do 45º aniversário da Revolução dos Cravos. Depois de um período de obras, reabriu oficialmente a 27 de Abril de 2024, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, coincidindo com o 50º aniversário da libertação dos preços políticos.

Texto: ALVORADA com comunicado da Comissão Instaladora da Associação Amigos do Museu Nacional Resistência e Liberdade
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)