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Tempo médio de espera na urgência do Hospital das Caldas baixou de 4h00 para 1h40 e no Hospital de Torres está em 1h24

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O Hospital das Caldas da Rainha esteve neste primeiro dia do ano entre os três a nível nacional em que apresentavam o tempo de espera mais prolongado para o atendimento nas urgências, superando todos as três horas, segundo o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a par de Loures e Amadora. De acordo com o portal do SNS na internet que indica os tempos de espera para atendimentos de urgência geral, esta manhã apesar dos tempos de espera registados nestas três unidades, dos 42 hospitais com serviço de urgência geral consultados hoje pela agência Lusa no portal do SNS, a grande maioria cumpria o tempo de espera recomendado para doentes urgentes.

Em relação aos três hospitais públicos que integram a Unidade Local de Saúde do Oeste, a urgência geral do hospital da cidade termal registava, às 10h30, um tempo de espera de 4h06 minutos, com uma pessoa em espera nos casos urgentes. Contudo, esse tempo de espera baixou consideravelmente e, às 14h48, era de 1h40m com três pessoas a aguardar entrada após triagem.

Já na urgência geral do Hospital de Torres Vedras, os dois doentes muito urgentes estavam com um tempo de espera de 4 minutos, enquanto que os casos urgentes, sete, tinham 1h24m de espera. Já os doentes menos urgentes eram seis e tinham um tempo médio de espera de 12 minutos.

Na urgência do Hospital de Peniche estavam, à mesma hora, três doentes triados como menos urgentes e com 13 minutos de espera.

A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul). Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).

Os tempos apresentados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número apresentado ilustra o número de pessoas que se encontram actualmente a aguardar atendimento, após triagem. (emergente = vermelho = 0 minutos; muito urgente = laranja = 10 min; urgente = amarelo = 60 min; menos urgente = verde = 120 min; não urgente = azul = 240 min).

Texto: ALVORADA com agência Lusa