Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Hospitais das Caldas, Peniche e Torres com algumas urgências fechadas amanhã e no dia de ano novo

ULS Oeste logo

A véspera de ano novo e o primeiro dia do ano trazem novos condicionamentos no acesso a vários serviços hospitalares da ULS - Unidade Local de Saúde do Oeste, de acordo com as Escalas de Urgências do SNS. Em Peniche, a urgência geral do Hospital São Pedro Gonçalves Telmo vai estar encerrada esta terça-feira. Nas Caldas da Rainha, amanhã e quarta-feira estará encerrada a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia. Já quanto à unidade hospitalar torriense, a Urgência Pediátrica estará também encerrada no primeiro dia do ano. Este condicionamento do serviço público prestado pela ULS do Oeste deve-se, mais uma vez, à dificuldade em garantir médicos de serviço nas escalas para estes dias.

No país, o acesso às urgências hospitalares de Ginecologia e Obstetrícia, bem como de Pediatria, estará condicionado no período de Ano Novo, com oito serviços fechados na terça-feira e seis no dia seguinte.

Há 14 serviços de urgências estão hoje com restrições e serviço referenciado, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela linha SNS24 (808242424). Entre eles figura a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Caldas da Rainha.

Na véspera do Ano Novo está previsto o encerramento de oito urgências hospitalares, enquanto 12 vão estar condicionadas e 186 abertas. Já no dia de ano novo, os dados apontam que o número de urgências referenciadas aumenta para 13, mais uma do que na véspera, e os serviços abertos mantêm-se nos 186.

A Direcção Executiva do SNS apela aos utentes para ligarem para a Linha SNS 24 antes de se dirigirem à urgência. Desde 16 de Dezembro que as grávidas têm de ligar para a linha SNS Grávida antes de recorrerem à urgência de obstetrícia e ginecologia dos hospitais que aderiram ao projecto que arrancou em fase piloto em 11 Unidades Locais de Saúde (ULS), maioritariamente em Lisboa e Vale do Tejo, entre os quais figura o Hospital das Caldas da Rainha, na ULS do Oeste.

Os constrangimentos hospitalares na ULS do Oeste vão para além do dia de ano novo. Nas Caldas da Rainha, a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia volta a estar referenciada para casos de urgência internos ou referenciados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela linha SNS24 (808242424) na quinta e sexta, voltando a encerrar no sábado e domingo. Em Torres Vedras, a Urgência Pediátrica estará fechada no domingo.

Texto: ALVORADA com agência Lusa