Óbito: Presidente do Turismo Centro de Portugal Raul Almeida morreu de doença aos 53 anos
- Oeste
- 27/12/2024 19:49
O presidente do Turismo Centro de Portugal Raul Almeida morreu hoje aos 53 anos, em Espanha, onde estava internado em tratamento de doença prolongada, disse o presidente da Câmara Municipal de Mira, que lhe sucedeu no cargo.
Em declarações à agência Lusa, Artur Fresco afirmou que a morte de Raul Almeida “foi súbita e inesperada”, apesar da doença de que padecia, razão pela qual se tinha deslocado a Espanha para prosseguir um tratamento, agendado para hoje e que já não foi realizado. “Éramos amigos antes das lides políticas. É difícil, numa situação desta, expressar o que sinto, uma imensa tristeza. É uma perda enorme, da pessoa e do político, foi um excelente presidente da Câmara de Mira, deixa muita obra feita”, vincou o autarca.
Nascido em Moçambique em Março de 1971, e residente na freguesia da Praia de Mira, Raul Almeida foi eleito presidente da Câmara de Mira, pelo PSD, em 2013 e reeleito em 2017 e 2021, exercendo funções até tomar posse como presidente da Turismo Centro de Portugal em 2023.
Ainda segundo Artur Fresco, Raul Almeida passou o Natal em Mira e deslocou-se para uma clínica em Espanha, onde já tinha sido submetido a tratamento este mês e onde tinha hoje outro tratamento agendado.
Na sequência da morte do antigo presidente da Câmara, o executivo municipal de Mira agendou uma reunião extraordinária para decretar um período de luto municipal.
Entretanto, a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal emitiu uma nota pelo falecimento do seu presidente com “sentimento de enorme pesar”. “Os pensamentos e a solidariedade do Turismo Centro de Portugal estão, nesta hora difícil, com a família e amigos do Raul, a quem endereçamos os mais sentidos pêsames e manifestamos o nosso profundo lamento”, destaca a nota.
Ainda segundo o TCP, Raul José Rei Soares de Almeida, presidente desta entidade desde o dia 1 de Setembro de 2023, “foi um homem e um dirigente exemplar, que contribuiu de forma ímpar para o engrandecimento da região Centro de Portugal, em todas as áreas em que pautou o seu trajecto pessoal e profissional. Nos últimos 15 meses, abraçou, com enorme entusiasmo e capacidade de trabalho, o desafio de liderar esta Entidade Regional. O seu desaparecimento tão prematuro é uma perda irreparável a todos os níveis. Mais do que um líder, é um amigo que vemos partir”.
O TCP é responsável pela promoção turística de 100 concelhos do Centro do país, entre os quais os 12 que integram a região Oeste.