Centro de Responsabilidade Integrado de Pneumologia da ULS do Oeste mantém certificação de qualidade pela DGS
- Categoria: Oeste
- 27/12/2024 16:05
O CRI - Centro de Responsabilidade Integrado de Pneumologia da Unidade Local de Saúde do Oeste manteve a certificação de nível ‘Bom’, refere a instituição pública em comunicado enviado esta tarde ao ALVORADA. Esta certificação foi realizada pelo modelo da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA, Espanha), adoptado pelo Ministério da Saúde e que foi atribuída inicialmente à ULS do Oeste há dois anos, sendo que a revalidação vigora agora até Agosto de 2027.
Esta certificação foi homologada após a visita de acompanhamento feita pelo Comité de Certificação do Departamento da Qualidade na Saúde da Direcção Geral de Saúde. “Esta certificação visa reconhecer a qualidade do CRI de Pneumologia enquanto prestador de cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o SNS, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste serviço”, esclarece a ULS do Oeste no comunicado.
O Conselho de Administração da ULS Oeste “agradece e enaltece o trabalho desenvolvido pela equipa do CRI de Pneumologia de forma a tornar possível a melhoria contínua da qualidade e da segurança dos cuidados de saúde prestados aos utentes da região Oeste”, conclui o organismo liderado por Elsa Baião.
Localizado no Hospital de Torres Vedras, o Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar do Oeste, transformado em CRI em 2020, tem como missão o tratamento dos doentes do foro respiratório, a nível do internamento e ambulatório. A sua actividade assistencial passa pela prestação de cuidados de saúde, tanto em regime de ambulatório como de internamento, direccionados para uma variedade de mais de 40 doenças respiratórias, agudas e crónicas, com elevada prevalência e complexidade, exigindo por vezes cuidados muito diferenciados. O serviço hospitalar dispõe de 15 camas de internamento destinadas a doentes com patologia do foro respiratório distribuídas por cinco salas. No âmbito das consultas externas, o Serviço de Pneumologia assegura vários tipos de consultas, nomeadamente de Pneumologia Geral, Alergologia Respiratória, Asma Grave, Patologia Respiratória do Sono, Cessação Tabágica, Doenças do Interstício Pulmonar, Diagnóstico Rápido Pneumológico e Pós-COVID.
Recorde-se que a Unidade Local de Saúde do Oeste agrega numa única entidade, desde o início do ano, o Centro Hospitalar do Oeste (que agrega os hospitais públicos das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras), o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. A ULS do Oeste e integra os concelhos das Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul).
Texto: ALVORADA com comunicado e foto da ULS do Oeste