Passe rodoviário da Região de Leiria para o Oeste é mais barato que o congénere cofinanciado pela OesteCIM
- Categoria: Oeste
- 26/12/2024 20:00
Os residentes da Comunidade Intermunicipal da Região Leiria vão pagar menos pelo passe para viajarem de autocarro para a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, entre 20 e 30 euros, que os oestinos para aos 10 concelhos do norte que integram a CIM vizinha, que pagarão, a partir de 1 de Janeiro, 40 euros, tal como para a Área Metropolitana de Lisboa. Contudo, não acompanharam a OesteCIM que decidiu a gratuidade dos passes rodoviários entre seus os 12 concelhos a partir de 1 de Janeiro.
Os autarcas da região leiriense aprovaram há dias uma redução do passe intermunicipal e inter-regional para o valor entre 20 e 30 euros, “um preço inferior ao praticado na Comunidade Intermunicipal do Oeste e nas viagens com outras comunidades vizinhas”. A CIM da Região de Leiria aprovou também a criação de um passe gratuito para jovens até aos 23 anos de âmbito regional ou suprarregional a partir de Janeiro de 2025. O presidente do Conselho Intermunicipal, o autarca socialista Gonçalo Lopes, adiantou à agência Lusa que “esta decisão é um passo gigante que se dá na construção da mobilidade sustentável, sobretudo, no transporte público” da região. O também presidente da Câmara Municipal de Leiria acrescentou que no concelho de Leiria já existia um passe único na cidade e para as carreiras interurbanas. “Estendendo ao resto da região, podemos ter uma circulação muito mais interessante por parte dos jovens, em especial, que é a população alvo que queremos atingir neste momento”, reforçou.
Segundo o documento aprovado na última reunião da CIMRL, a implementação dos passes gratuitos para os jovens é da competência das assembleias municipais e das comunidades intermunicipais, nas respectivas áreas geográficas, “em articulação com os operadores de transportes e os municípios enquanto autoridades de transportes e titulares de contratos de serviço público”. Gonçalo Lopes referiu que esta medida “visa aumentar a procura do transporte público, facilitar também a sua utilização por parte da população mais jovem, que agora passa a ter um passe que pode ser usado na região, o que torna o sistema bastante mais confortável e a sua adesão”. “Parece-me que é um argumento que vai ao encontro daquilo que é o objectivo nacional de criar passes que sejam regionais e que tenham a dimensão de tornar os territórios mais unidos. Estamos a estender aos territórios vizinhos, nomeadamente ao Oeste”, acrescentou Gonçalo Lopes. O autarca admitiu que esta medida de gratuitidade poderá estender-se a outras populações no futuro, no entanto, “vai depender também daquilo que são os apoios disponíveis para esse objectivo”.
Os passes gratuitos para jovens podem incidir sobre novos títulos a criar de abrangência regional ou suprarregional, refere ainda a missiva, ao referir que é da responsabilidade da CIMRL o “apuramento e distribuição das verbas de financiamento atribuídas ao Sistema de Mobilidade da Região de Leiria, através da Portaria n.º 7-A/2024 de 5 de Janeiro, bem como a gestão do programa Incentiva+TP criado pelo Decreto-Lei n.º 21/2024, de 19 de Março”, refere o documento.
No Sistema de Mobilidade da Região de Leiria existem quatro entidades emissoras de títulos de transporte correspondendo a quatro subsistemas de bilhética diferentes. Existe apenas “interoperabilidade e integração entre o sistema de bilhética interurbano e o sistema Mobilis (cidade de Leiria), o que limita não só a tomada de medidas de integração e simplificação tarifária que contribuem para o aumento de utilizadores, mas também todo o processo de recolha e consolidação da informação a remeter às entidades financiadores da iniciativa passe gratuito jovem estudante”. Os autarcas aprovaram ainda uma redução do passe intermunicipal e inter-regional para o valor entre 20 e 30 euros, “um preço inferior ao praticado na Comunidade Intermunicipal do Oeste e nas viagens com outras comunidades vizinhas”.
A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Pedrógão Grande e Porto de Mós.
Texto: ALVORADA com agência Lusa