OesteCIM vai gerir orçamento de 16,7 milhões de euros em 2025
- Oeste
- 26/12/2024 19:24
A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste contará em 2025 com um orçamento de 16,7 milhões de euros, mais 3,3 milhões do que a verba orçamentada em 2024, de acordo com os documentos previsionais a que agência Lusa teve acesso. O Orçamento e das Grandes Opções do Plano foram aprovados por unanimidade na última Assembleia Intermunicipal, realizada no passado dia 20 na sede da instituição, nas Caldas da Rainha.
O orçamento da receita e da despesa apresentam para o próximo ano um valor total de 16.713.486 euros, “encontrando-se cumprido o princípio do equilíbrio corrente do qual resulta um saldo de 1.874.973 euros”, lê-se no documento que prevê que as receitas correntes ascendam a 15,3 milhões de euros (ME) e as despesas correntes a 13,4 ME. A maior fatia de receita corrente será proveniente de transferências (14,8 ME), tal como acontece com a despesa corrente, rubrica em que a OesteCIM prevê transferir 6,5 ME. Ainda na despesa corrente, o segundo maior gasto será na aquisição de bens e serviços, seguindo-se os custos com pessoal, que ultrapassarão 2,1 ME. Nas receitas de capital, a OesteCIM prevê arrecadar 1,3 ME, dos quais 1,2 milhões relativos a transferências dos 12 municípios, e adquirir bens de capital no valor de 2,2 ME.
Comparativamente a 2024, verifica-se um acréscimo de 24% do valor total orçado, justificado no documento por “ajustamentos ao nível da política de transportes, nomeadamente pela assunção de custo inerente à melhoria dos transportes na região Oeste e também pela expectativa de abertura de novos avisos para financiamento de projectos no quadro do Portugal 2030”.
Nas Grandes Opções do Plano (GOP), a OesteCIM aponta como principais objectivos a política de mobilidade e o fortalecimento do tecido empresarial da região “em sintonia com as transições verde e digital”.
A OesteCIM é composta por 12 municípios: Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos, Peniche, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.