OesteCIM defende construção de nova linha ferroviária entre Peniche e Santarém e ligação da Linha do Oeste a Lisboa
- Oeste
- 21/12/2024 10:51
A Assembleia Intermunicipal do Oeste aprovou uma moção para que o Governo considere o planeamento e a execução de uma nova linha ferroviária que ligue Santarém/Rio Maior/Caldas da Rainha/Peniche e também de uma variante ferroviária na Linha do Oeste entre a Malveira e o centro de Lisboa. A proposta apresentada pelo grupo de eleitos do PS e subscrita por todos os representantes das restantes forças políticas, foi aprovada por unanimidade esta sexta-feira à noite.
A moção enfatiza também que o Governo deve dar “prioridade política à urgente conclusão das obras de modernização da Linha do Oeste, com o consequente compromisso por parte da IP [empresa pública Infraestruturas de Portugal] em adoptar uma política transparente de informação sobre a calendarização das obras em curso e sua execução”. Outra exigência passa também pela “prioridade à modernização do troço norte da Linha do Oeste, entre Caldas da Rainha e Louriçal, cujo traçado permite, após o desejável investimento, velocidades próximas dos 200 kms/h, tornando-a verdadeiramente competitiva em relação à rodovia”, e, ainda, que seja considerada, nos projectos da nova linha de alta velocidade Lisboa–Porto, “uma boa articulação da linha do Oeste com aquele futuro corredor ferroviário em Leiria, melhorando a acessibilidade ferroviária do Oeste ao Centro e Norte do país”.
O documento aprovado por todos os representantes eleitos pelas 12 assembleias municipais do Oeste vai ser enviado para estes órgãos deliberativos e ainda para todas as assembleias municipais da Lezíria do Tejo e do Médio Tejo. A moção chegará também ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, assim como à Assembleia da República, nomeadamente à Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação da Assembleia da República, ao presidente da Assembleia da República, José Aguiar Branco, e aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República.